Os novos hábitos de consumo dos brasileiros: Como se adaptar?
Você já se perguntou como os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado ao longo das gerações? De…
Escrito por Alana Rosa
Vivemos em tempos de crise econômica e em consequência disso as empresas sofrem a cada dia com as incertezas do mercado. Assim, torna-se cada vez mais importante fidelizar e conquistar os clientes.
Com a diminuição do consumo e a insegurança dos investidores, os empresários possuem cada vez menos capital em caixa e entram em uma difícil batalha para alocação de recursos nas diversas áreas da empresa. Com pouco dinheiro cortar gastos torna-se crucial para a sobrevivência do negócio.
Normalmente o Marketing é um dos primeiros setores que sofrem com o corte de verbas, mas o maior erro que pode ser cometido é desvalorizar o poder do Marketing na luta para sair da crise. A razão é que por mais que seja possível reduzir gastos, alguns desses são importantes para o funcionamento do negócio e o bem-estar de funcionários, clientes e investidores. É essencial que haja um aumento nas receitas; a sua marca não pode desaparecer da mente das pessoas e a ordem do dia torna-se gastar com inteligência e foco para comunicar de forma eficiente, buscando fazer valer a máxima de que em momentos de crise surgem também as grandes oportunidades.
Veja algumas dicas para fazer um bom marketing sem abusar do orçamento:
O mercado é dinâmico e com as novas tecnologias e meios de comunicação, a atividade de vender e fazer marketing deve respeitar e trabalhar com essa dinamicidade. Seja eficaz! Em momentos de crise e pouca verba gastar bem é gastar certo, muitas vezes o barato sai caro!
Não existe receita de bolo para trazer aqueles clientes que vão salvar o seu negócio ou tirá-lo de uma crise, mas com essas dicas é possível utilizar de forma inteligente e eficaz os recursos que, estão escassos para todos.
Alana Rosa
Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.
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