Saiba mais sobre sazonalidade no Marketing Digital

Jean Gea

Escrito por Jean Gea

27 | 04 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Torna-se comum quando falamos de datas comemorativas associarmos a presentes e compras. Percebemos desde os pequenos até os grandes comércios que em datas sazonais as vendas aumentam, pensando nisso devemos também investir em um planejamento de marketing digital para essas datas. Os pontos positivos da utilização das datas são muitos, entretanto se não houver um planejamento para a campanha, qualquer erro por mínimo que seja pode ser crucial para a imagem da empresa.

Temos como datas sazonais mais conhecidas o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Carnaval e Volta as Aulas, outra data que foi criada a pouco tempo, entretanto esta sendo muito esperada para a compra de produtos é a Black Fridey. Entretanto a estratégia de marketing deve ser bem trabalhada, e quando tratamos de E-commerce o trabalho deve ser ainda maior.

Para obter um bom resultado com o E-commerce em datas sazonais a estratégia de marketing deve ser trabalhada de uma forma muito cautelosa, veja algumas dicas simples  e que podem fazer toda diferença.

  • Ter em vista produtos condizentes as datas, e não se esquecer do seu estoque;
  • O trabalho de divulgação deve acontecer de dois a três meses antes da data sazonal
  • Fique atento com o término da promoção;
  • Escolha boas estratégias para a divulgação, são amplos os campos como email marketing, links patrocinados e outros.
  • Em caso de email marketing verificar o disparador de emails, já que não é apenas a sua empresa que estará investindo nessas datas;
  • Verifique o suporte do seu site, o fluxo de pessoas acessando pode ser alto gerando um site lento o que causa desconforto no target;
  • Trabalhe mais direcionado, o trabalho “individual” com o publico faz com que eles se sintam mais confortáveis em comprar em seu site;

A dica mais importante para as datas comemorativas é a logística, sim o transporte do produto pode ser a gota d’água. Imagine só, você compra um produto de presente de Dia das Mães e a data prevista para a entrega do produto é na semana antes da data comemorativa, entretanto devido alguns imprevistos o presente chega apenas após a data. Parece ser uma bobagem, entretanto todo o seu trabalho falhou, a entrega de um produto promocional em datas sazonais deve ser extremamente pontual, mesmo que a entrega não seja por conta da empresa, que no final das contas irá ter uma má fama por conta disso.

Entretanto volto a dizer que o planejamento de marketing digital é de extrema importância, estudar o histórico de vendas da empresa é importantíssimo pois é através do histórico que você pode descobrir as datas sazonais que mais são positivas para a sua empresa e poder investir em marketing levando em conta que o investimento em marketing não é um dos mais acessíveis. Aproveite todas as oportunidades, use o calendário a seu favor!

Sobre o autor

Jean Gea

Jean Gea

Faço dos momentos mais simples momentos de grandes oportunidades.

Deixe seu comentário

treze − seis =