Tipos de testes de usuários em seu site / projeto

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

20 | 09 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Olá caros leitores, nesse artigo trouxe um conteúdo bacana para quem gosta de métricas, isso mesmo. Conheça alguns testes de usuários que você poderá fazer em seu site ou projeto para obter mais informações sobre a experiência do visitante em seu site, se estão com dificuldades de navegação e qualquer outro tipo de informação relevante para o seu projeto.

Será que o seu site/projeto está convertendo da melhor forma possível?

Faça os testes de usuários abaixo e comentem aqui os resultados obtidos:

Resolvi colocar imagens em GIF’s (imagens com animação) para ilustrar de forma prática os tipos de testes. As imagens foram criadas pela Froont. Vamos lá!

Testes A/B

Testes AB

O mais conhecido, porém pouco utilizado pelas empresas. O famoso teste A/B basicamente tem como objetivo direcionar 50% dos seus usuários para uma página e outros 50% para outra, vendo assim qual página converte mais.
Exemplo: (Formulários de cadastros diferentes, mudanças de layout, cores de botões, frases, posicionamentos e outros)

Testes de Usabilidade

Testes de usabilidade

Clássico, o teste de Usabilidade consiste em observar vários tipos de usuários dentro do seu site. Você convida vários tipos de pessoas (do leigo ao avançado) para realizar algumas tarefas pré determinadas por você, exemplo: Cotar um produto Y na categoria X.

Observe e até grave a navegação do usuário dentro do seu site, assim você irá descobrir as dificuldades que eles possam ter dentro do seu site/projeto.

Mapas de Calor

Mapas de Calor

Quer saber em qual parte do seu site chama mais atenção? O foco do seu usuário está no lugar certo? A visão de Calor te mostra de forma proeminente onde o seu usuário está clicando ou observando dentro do seu projeto.

Pesquisas Online

pesquisas_quantitativas

Também muito popular, as pesquisas online são ótimas ferramentas para você fazer pesquisas quantitativas e até qualitativas de forma rápida. Pode ser utilizado para saber a satisfação da experiência dos usuários, satisfação do produto, ideia e outros.

Normalmente são aplicados através de formulários ou enquetes. Porém tem um valor mais fraco perante os outros testes mostrados anteriormente em tomadas de decisões.

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Os testes mostrados acima foram extremamente resumidos para melhor explicação, caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre cada um, deixe o seu comentário e navegue nos artigos abaixo.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

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Comentários

Célia Okuda
Gostei bastante do seu artigo, comecei a pouco tempo estudar UX, tem alguns livros para indicar?
Mauricio Shinmi
Olá Célia tudo bem? Existem diversos livros de UX, mas particularmente gostei bastante do Steve Krug: Não me faça pensar. Nesse site tem alguns livros interessantes também: https://uxdesign.cc/ Espero que tenha ajudado! Obrigado e boa leitura,