Com estratégias específicas, ao invés de gastarmos energia procurando pessoas que poderiam se interessar pelo seu negócio, gastamos na construção de conteúdos dignos de atenção, atraindo um público mais engajado e com chances reais de consumir seu produto ou serviço.
Complementamos a etapa anterior e fazemos o visitante virar lead, para que ele avance no processo de compra. Temos experiência em fazer o usuário converter em possível cliente, após bem alimentado no funil de vendas.
Analisamos o comportamento dos seus visitantes e por meio de estratégias, identificamos os estágios que se encontram os leads, fazendo com que eles avancem na jornada, acelerando o processo de compra.
Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing
Se você trabalha com marketing digital ou está estudando sobre, não tem como não ter topado com o termo Inbound Marketing pelo menos uma vez.
Mas afinal o que é Inbound Marketing? Como posso aplicar essa metodologia de forma eficaz e trazer bons resultados com baixo custo?
Nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber para extrair o melhor dessa estratégia essencial para seus negócios nos dias de hoje. Continue a leitura!
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing, Marketing de entrada ou Marketing de atração, é como é chamado a reunião de estratégias de marketing que tem como objetivo a pesquisa, criação e entrega de conteúdos úteis e relevantes voltados ao seu público alvo, afim de conquistar e estabelecer um relacionamento mais próximo onde o cliente vem de encontro com a sua marca atraídos pela mensagem.
Dessa forma a empresa disponibiliza conteúdos que sejam relevantes ao seu público, agrega valor a marca, gera interação e confiança antes de entregar de fato o produto do qual ela trabalha. Inbound Marketing é totalmente baseado em gerar uma troca e uma conexão entre a marca e o lead, previamente de que se tenha uma venda.
E como surgiu o Inbound Marketing?
Em tese, o conceito de Inbound Marketing surgiu em 2006 através da empresa americana Hubspot por Brian Halligan e Dharmesh Shah por um software de gestão de campanhas de Inbound Marketing. Porém, a estratégia só se popularizou em 2009, quando o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” foi lançado https://www.amazon.com.br/Inbound-Marketing-Encontrado-Usando-Google/dp/8576084600.
Segundo o Hubspot https://br.hubspot.com a definição de inbound marketing é que o mesmo pode ser considerado por qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de compra-lo.
Os objetivos do Inbound Marketing
Muitas pessoas sentem dúvida ao se deparar com o conceito de Inbound Marketing e como adaptar para suas empresas de forma correta e efetiva afinal, como vou conseguir traçar o passo a passo de transformar um visitante do meu conteúdo em lead e posteriormente em meu cliente?
Separamos alguns dos objetivos dos Inbound Marketing que esclarecem esse processo:
- Atração – passo um da estratégia, a atração é a fase onde você se torna um imã de visitantes através dos conteúdos publicados, despertando interesse de um trafego qualificado que posteriormente pode se tornar um lead quente do seu negocio.
É importante entender que esse processo é semelhante a um diamante sendo lapidado e nessa etapa é onde se encontra a fase bruta desse progresso.
- Conversão – é nessa fase onde a mineração das oportunidades ocorreu seus clientes passam a se tornar seus leads, ou seja, chances ainda mais palpáveis para negócios.
- Vendas – de visitante, a lead e finalmente a cliente. É nessa fase do processo onde ocorre a avaliação de quais usuários já estão no estágio de certo para a finalização da venda.
- Fidelização – nesse passo, a chave é entender que a conexão com o cliente não termina após a compra. Manter esse vínculo ativo e nutrido aumenta as possibilidades não só de uma nova compra vinda do cliente, mas também oportunidade dele se tornar um divulgador e defensor da marca.
Quais os benefícios de aplicar o Inbound Marketing na sua empresa?
Depois de definir todas as etapas que fazem parte da estratégia de inbound marketing, como fizemos acima, é hora de entender um pouco mais sobre os benefícios de utiliza-la em sua empresa.
- Aumenta a visibilidade da sua marca e consequentemente o caminho dos clientes até você;
- Redução de custo e retorno sobre investimento (ROI) mais alto em uma estratégia com maior durabilidade;
- Maior conexão e engajamento com seu cliente;
- Construção de autoridade de marca;
- Aproximação com leads mais qualificados através de melhor e mais efetiva comunicação;
- Melhor oportunidade de mensuração e acompanhamento de resultados;
- Fidelização;
- Aumento das oportunidades de venda.
Quais as principais métricas utilizadas no Inbound Marketing?
Uma das questões mais importantes do Inbound Marketing é como medir desempenho da estratégia utilizada e determinar quais das campanhas estão gerando melhores resultados. A boa noticia é que como o Inbound é aplicado no ambiente digital a mensuração desses dados se torna mais tangível e com maiores possibilidades de acompanhamento.
Através de ferramentas e softwares é possível medir parâmetros como:
- Visitas e tempo de leitura dos conteúdos publicados;
- Taxa de abertura e cliques internos de um e-mail marketing;
- ROI (Retorno sobre o investimento) de determinada campanha;
- Download de materiais disponibilizados aos leads;
- Dados do público que está consumindo seus conteúdos como demográficos e geográficos;
- Comparação de efetividade das ações através dos resultados dentre a etapa do funil de vendas.
A estratégia de Inbound Marketing é versátil e pode se adaptada da melhor forma para sua empresa, e assim também estão as suas métricas, definir quais serão elas estão diretamente ligadas às quais são os seus objetivos finais. Trace-os e analise o que será relevante para você focar!
Inbound Marketing x Outbound Marketing: quais as diferenças?
Você deve estar se perguntando, se o Inbound Marketing é um conceito considerado recente, então, como era se era feito anteriormente?
No marketing tradicional, o Outbound Marketing era a estrela. Nessa estratégia, o conceito é diferente: a atração de cliente se deve através de divulgação direta de serviços e produtos, ou seja, ir atrás do cliente sem esperar que ele venha até você.
Os principais canais de comunicação dessa estratégia e impulsores desse segmento são as TVs, rádios, revistas, mala direta, telemarketing, jornais, folhetos, ou seja, meios mais ligados ao offline do que os meios onlines.
Mas isso não exclui que o outbound esteja presente no meio online também! Propagandas online em sites, players de vídeos, banners, e mails e pop-ups fazem parte da adaptação dessa metodologia para os dias de hoje.
Então em resumo, a principal diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing é que o fluxo inicial de um é a atração dos clientes baseado em diálogos, conexão e conversão e do outro é a sinalização direta do produto da empresa em uma comunicação unilateral.
O mais importante, a utilização de uma estratégia não exclui a outra! Ou seja, mesclar e extrair os benefícios de cada uma pode ser a chave de sucesso do seu negócio.
Lembre-se: Não há uma receita pronta e genérica para gerar bons resultados, o importante é entender seu publico e mensurar quais estratégias ou combinação de estratégias são mais efetivas para a comunicação com seu cliente.
Ficou interessado em como essa estratégia pode gerar bons resultados para sua empresa?
Que tal conversar com uma equipe que é especialista no assunto? Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas.
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