Inbound Marketing

Sua empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

Com estratégias específicas, ao invés de gastarmos energia procurando pessoas que poderiam se interessar pelo seu negócio, gastamos na construção de conteúdos dignos de atenção, atraindo um público mais engajado e com chances reais de consumir seu produto ou serviço.

Complementamos a etapa anterior e fazemos o visitante virar lead, para que ele avance no processo de compra. Temos experiência em fazer o usuário converter em possível cliente, após bem alimentado no funil de vendas.

Analisamos o comportamento dos seus visitantes e por meio de estratégias, identificamos os estágios que se encontram os leads, fazendo com que eles avancem na jornada, acelerando o processo de compra.

Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing

Se você trabalha com marketing digital ou está estudando sobre, não tem como não ter topado com o termo Inbound Marketing pelo menos uma vez.
Mas afinal o que é Inbound Marketing? Como posso aplicar essa metodologia de forma eficaz e trazer bons resultados com baixo custo? 

Nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber para extrair o melhor dessa estratégia essencial para seus negócios nos dias de hoje. Continue a leitura!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, Marketing de entrada ou Marketing de atração, é como é chamado a reunião de estratégias de marketing que tem como objetivo a pesquisa, criação e entrega de conteúdos úteis e relevantes voltados ao seu público alvo, afim de conquistar e estabelecer um relacionamento mais próximo onde o cliente vem de encontro com a sua marca atraídos pela mensagem.

Dessa forma a empresa disponibiliza conteúdos que sejam relevantes ao seu público, agrega valor a marca, gera interação e confiança antes de entregar de fato o produto do qual ela trabalha. Inbound Marketing é totalmente baseado em gerar uma troca e uma conexão entre a marca e o lead, previamente de que se tenha uma venda.

E como surgiu o Inbound Marketing?

Em tese, o conceito de Inbound Marketing surgiu em 2006 através da empresa americana Hubspot por Brian Halligan e Dharmesh Shah por um software de gestão de campanhas de Inbound Marketing. Porém, a estratégia só se popularizou em 2009, quando o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” foi lançado  https://www.amazon.com.br/Inbound-Marketing-Encontrado-Usando-Google/dp/8576084600.

Segundo o Hubspot https://br.hubspot.com a definição de inbound marketing é que o mesmo pode ser considerado por qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de compra-lo.

Os objetivos do Inbound Marketing

Muitas pessoas sentem dúvida ao se deparar com o conceito de Inbound Marketing e como adaptar para suas empresas de forma correta e efetiva afinal, como vou conseguir traçar o passo a passo de transformar um visitante do meu conteúdo em lead e posteriormente em meu cliente?

Separamos alguns dos objetivos dos Inbound Marketing que esclarecem esse processo: 

  • Atração – passo um da estratégia, a atração é a fase onde você se torna um imã de visitantes através dos conteúdos publicados, despertando interesse de um trafego qualificado que posteriormente pode se tornar um lead quente do seu negocio. 

É importante entender que esse processo é semelhante a um diamante sendo lapidado e nessa etapa é onde se encontra a fase bruta desse progresso.

  • Conversão – é nessa fase onde a mineração das oportunidades ocorreu seus clientes passam a se tornar seus leads, ou seja, chances ainda mais palpáveis para negócios.
  • Vendas – de visitante, a lead e finalmente a cliente. É nessa fase do processo onde ocorre a avaliação de quais usuários já estão no estágio de certo para a finalização da venda.
  • Fidelização – nesse passo, a chave é entender que a conexão com o cliente não termina após a compra. Manter esse vínculo ativo e nutrido aumenta as possibilidades não só de uma nova compra vinda do cliente, mas também oportunidade dele se tornar um divulgador e defensor da marca.

Quais os benefícios de aplicar o Inbound Marketing na sua empresa?

Depois de definir todas as etapas que fazem parte da estratégia de inbound marketing, como fizemos acima, é hora de entender um pouco mais sobre os benefícios de utiliza-la em sua empresa.

  • Aumenta a visibilidade da sua marca e consequentemente o caminho dos clientes até você;
  • Redução de custo e retorno sobre investimento (ROI) mais alto em uma estratégia com maior durabilidade;
  • Maior conexão e engajamento com seu cliente;
  • Construção de autoridade de marca;
  • Aproximação com leads mais qualificados através de melhor e mais efetiva comunicação;
  • Melhor oportunidade de mensuração e acompanhamento de resultados;
  • Fidelização;
  • Aumento das oportunidades de venda.

Quais as principais métricas utilizadas no Inbound Marketing?

Uma das questões mais importantes do Inbound Marketing é como medir desempenho da estratégia utilizada e determinar quais das campanhas estão gerando melhores resultados. A boa noticia é que como o Inbound é aplicado no ambiente digital a mensuração desses dados se torna mais tangível e com maiores possibilidades de acompanhamento. 

Através de ferramentas e softwares é possível medir parâmetros como:

  • Visitas e tempo de leitura dos conteúdos publicados;
  • Taxa de abertura e cliques internos de um e-mail marketing;
  • ROI (Retorno sobre o investimento) de determinada campanha;
  • Download de materiais disponibilizados aos leads;
  • Dados do público que está consumindo seus conteúdos como demográficos e geográficos;
  • Comparação de efetividade das ações através dos resultados dentre a etapa do funil de vendas.

A estratégia de Inbound Marketing é versátil e pode se adaptada da melhor forma para sua empresa, e assim também estão as suas métricas, definir quais serão elas estão diretamente ligadas às quais são os seus objetivos finais. Trace-os e analise o que será relevante para você focar!

Inbound Marketing x Outbound Marketing: quais as diferenças?

Você deve estar se perguntando, se o Inbound Marketing é um conceito considerado recente, então, como era se era feito anteriormente? 

No marketing tradicional, o Outbound Marketing era a estrela. Nessa estratégia, o conceito é diferente: a atração de cliente se deve através de divulgação direta de serviços e produtos, ou seja, ir atrás do cliente sem esperar que ele venha até você.

Os principais canais de comunicação dessa estratégia e impulsores desse segmento são as TVs, rádios, revistas, mala direta, telemarketing, jornais, folhetos, ou seja, meios mais ligados ao offline do que os meios onlines.

Mas isso não exclui que o outbound esteja presente no meio online também! Propagandas online em sites, players de vídeos, banners, e mails e pop-ups fazem parte da adaptação dessa metodologia para os dias de hoje.

Então em resumo, a principal diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing é que o fluxo inicial de um é a atração dos clientes baseado em diálogos, conexão e conversão e do outro é a sinalização direta do produto da empresa em uma comunicação unilateral.

O mais importante, a utilização de uma estratégia não exclui a outra! Ou seja, mesclar e extrair os benefícios de cada uma pode ser a chave de sucesso do seu negócio. 

Lembre-se: Não há uma receita pronta e genérica para gerar bons resultados, o importante é entender seu publico e mensurar quais estratégias ou combinação de estratégias são mais efetivas para a comunicação com seu cliente. 

Ficou interessado em como essa estratégia pode gerar bons resultados para sua empresa?

Que tal conversar com uma equipe que é especialista no assunto? Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas.

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