Você conhece os principais meios de comunicação da atualidade?

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

06 | 09 | 2021
Tempo de leitura 2 min de leitura

Os meios de comunicação são instrumentos que possibilitam a transmissão e troca de mensagens entre as pessoas. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os principais meios dos dias atuais.

Os mais conhecidos são: internet, jornal, televisão, rádio, revista, outdoors, livros, telefones e muitos outros.  Você deve pensar: o meio de comunicação mais utilizado é a internet, afinal, tá todo mundo conectado o tempo todo. Mas é importante ficar esperto com outros formatos de mídia, principalmente se você for um profissional da área de comunicação.  

As redes sociais são essenciais para que uma empresa consiga se posicionar no mercado, porém é importante trabalhar em conjunto com a mídia tradicional, como Outdoors, Flyers e é claro: Televisão e Rádio. 

O fator 2020: como a Pandemia mudou a forma de se comunicar

2020 foi um ano de muitas mudanças. A Pandemia da Covid-19 fez acelerar o processo de Home Office e cursos EAD. Muita gente não gosta, mas é uma tendência e isso reflete diretamente na comunicação, seja individual ou de massa. 

As redes sociais simplesmente explodiram na pandemia! Mas é bom ficar atento e lembrar que elas vão muito além do Facebook e Instagram. O TikTok, Linkedin e Pinterest são plataformas que precisam ser exploradas para alcançar o público, principalmente os mais jovens.  Não poderíamos esquecer dos podcasts que também ganharam muita força. 

Internet: o principal meio de comunicação

Ainda existem pessoas que não têm acesso à internet. Não podemos negar isso! Mas na última pesquisa de caráter nacional, 74% dos entrevistados afirmaram que têm acesso à internet – o que mostra o poder das redes sociais. 

Com o surgimento da internet, muitas empresas abandonaram o Marketing Tradicional – agora sabemos que a estratégia não foi eficiente. Hoje nota-se que é importante trabalhar nas duas frentes para impactar o cliente e fazer a conversão em vendas.  

Como fazer uma campanha efetiva em 2021?


O Marketing Digital consegue resultados interessantes e metrificados. Mas não podemos esquecer o Marketing Tradicional – ambos devem andar de mãos dadas para um bom resultado e tudo depende da estratégia adotada pela equipe de comunicação.

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

Deixe seu comentário

vinte − quinze =

Leia Também