5 Dicas de SEO para E-commerce

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

07 | 10 | 2014
Tempo de leitura 3 min de leitura

Se você tem um e-commerce (loja virtual) sabe da importância dos mecanismos de buscas (Google e outros) nas vendas de seu site. Estar bem posicionado no Google não é só de extrema importância em número de vendas como também no fortalecimento da marca.

Entretanto, muitas empresas não conseguem estar bem posicionadas no Google, isso porque o SEO não é fácil, imagine o tanto de sites que vendem os mesmos produtos que você, agora, lembre-se que para estar bem posicionado você precisa estar entre os dez da primeira página do Google.

Mas não se desespere, muitos desses fracassos de posicionamentos acontecem por erros básicos de SEO, por isso fizemos uma lista com 5 dicas para você melhorar o SEO de seu e-commerce.

1) Descrição copiada

Erro muito comum nas lojas virtuais, muitas empresas copiam as descrições dos fornecedores e colocam no site de forma que fique mais fácil e ágil para os cadastros dos produtos. Porém esse é um ERRO muito GRAVE entre os e-commerce. Lembre-se o Google é inteligente, pense como se fosse ele; Você exibiria conteúdos iguais para os seus usuários ? Se sua resposta é NÃO você já entendeu o porque de não ter conteúdos duplicados, o robô identifica qual o site mais relevante e posiciona apenas UM, o outro por sua vez fica muito mal posicionado.

2) Descrição mal feita

Não tenha preguiça de escrever uma DESCRIÇÃO bem detalhada, lembre-se: Diferente de uma loja física onde você possui um vendedor para explicar sobre o produto ou induzi-lo a comprar, no seu e-commerce você terá a descrição como parte forte da venda. Isso também para não causar frustração aos seus clientes em comprar produtos que não o serviram devido a faltas de especificações na descrição do produto.

Observação: Como descrito na dica um: A descrição não pode ser a mesma para vários produtos.

Outro ponto importante é: Faça a descrição para os usuários (clientes), não tente enganar o robô do Google enchendo linguiça, seja objetivo, o foco é SEMPRE no usuário.

3) Title / Meta descriptions

A maioria das plataformas de E-commerce possuem e são bem importantes, as informações preenchidas nesses campos são os espaços para você induzir o seus possíveis clientes de acessarem o seu e-commerce, ou seja, aquele Título e Descrição que aparece nos resultados de busca do Google.

Title ou Título: Você tem um limite de 70 caracteres para usar e abusar desse espaço, crie títulos que vendam os seus produtos.
Descriptions ou Descrição: São 156 caracteres para fazer o usuário a acessar ao seu site, use a sua criatividade para atrair seus clientes.

Exemplo:
Title e Description

4) URLS Amigáveis

Quando digo URLS Amigáveis são URLS legíveis ou seja, nada de www.dominio.com.br/p?2131e31231. Utilize esse espaço com as palavras-chave que deseja fortalecer.

Exemplo:
Palavra Chave em Foco: Produtos para laboratórios (URL: www.dominio.com.br/produtos-para-laboratorios.html)

Isso é bom tanto para o usuário, quanto para os robôs do Google que consegue entender o que essa página em específico se trata.
Dica: A URL não pode ser muito extensa e a ordem das palavras influenciam na força.

5) Conteúdo

A última porém não menos importante dica se resume a famosa frase “Conteúdo é REI” e essa é mais pura verdade no mundo SEO, portanto não deixe de criar um espaço no seu site, tanto nas categorias como também em blogs e outros, descreva melhor o sobre as categorias e produtos que deseja destacar.

Quanto mais conteúdo de relevância no seu site, mais a probabilidade do robô do Google te encontrar.

Essas dicas de SEO para E-commerce não garantem os primeiros resultados de buscas, eles ajudam e com certeza irão melhorar o seu posicionamento se você não tiver nenhuma dessas alterações. Porém não esqueça que o trabalho de SEO completo não resume apenas a isso, as dicas passadas aqui são basicamente algumas dicas de SEO ONPAGE.

Espero que eu tenha ajudado, caso tenham alguma dúvida, por favor deixem nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

cinco + seis =

Comentários

visite este site
Top este artigo agora sim já tenho uma noção de SEO
André
Olá amigo, Utilizo a plataforma Magento para e-commerce e gostaria de saber se existe alguma dica referente a isso ? Realmente é uma plataforma boa para lojas virtuais ? Fico no aguardo e muitíssimo obrigado pelas dicas !
Mauricio Shinmi
Caro André, A plataforma Magento é excelente e possui várias possibilidades para a boa prática de SEO. Por ser uma plataforma Open Source você não possui limites na criação, ou seja, ele possui as mesmas funcionalidades de grandes portais, e ainda com possibilidade de criar alguma que possa atender a sua necessidade em específico. Uma plataforma criada por programadores de todo o mundo e em constante atualização garantem melhor segurança e inovação sempre. Aprovado (Y).