8 Vantagens de um Brainstorming

Alana Rosa

Certamente você já ouviu essa palavra e pode não ter entendido nada por não saber o seu significado. Brainstorming é uma palavra muito usada principalmente entre Publicitários e significa tempestade cerebral ou tempestade de idéias. É uma dinâmica de grupo usada em várias empresas como técnica para resolver problemas específicos, desenvolver projetos, juntar informações, trocar ideias e para estimular o pensamento criativo.

Brainstorming

Funciona como uma reunião, mas diferente da maioria das reuniões em uma Brainstorming não se tem pautas, discursos ensaiados, ou agendas lotadas. Acontece de forma bem espontânea para que todos se sintam a vontade o suficiente para expor suas ideias sem medo.

Para aplicar a técnica da maneira certa é preciso seguir algumas regras básicas, como por exemplo: é proibido debates e críticas às idéias apresentadas, o objetivo é que todos cheguem a uma idea brilhante juntos, sem apontar defeitos ou preferências; nenhuma ideia deve ser descartada, considerada fora de cogitação, pois a partir de tudo que foi falado e proposto é que vão surgir idéias cada vez melhores até a evolução da solução final.

Com isso você também estará testando e explorando a capacidade criativa das pessoas da sua equipe e poderá se surpreender ao saber onde eles podem chegar num simples bate papo de ideias.

Veja oito vantagens dessa prática:

1. Interatividade; com a troca de informações e conhecimentos a interação entre os colaboradores da sua empresa é consequentemente muito maior.

2. Expor ideias; a ideia principal de uma sessão de Brainstorming é fazer com que as pessoas exponham ideias que não surgiriam de outra forma e que surgiram graças aquela situação.

3. Colaboradores mais valorizados; uma vez que a empresa se preocupa em ouvir as pessoas que fazem parte de sua equipe, elas se sentem mais valorizadas e motivadas, quando suas idéias são implantadas e dão certo.

4. Resolver problemas; como as ideias vêm de pessoas que já conhecem o seu negócio muitas vezes surgirão mais que ideias, respostas e soluções de problemas podem ser apresentadas de maneira dinâmica.

5. Ambiente da empresa; ajuda e estimula o espírito do trabalho em equipe, trazendo um ambiente mais descontraído e tranqüilo para se trabalhar, além de trazer melhoria na relação entre os participantes.

6. Ajuda na comunicação; como já falamos, as pessoas ficam mais soltas, se sentindo mais a vontade para se comunicar, até mesmo com quem não faz parte do seu dia a dia, e com o tempo o receio de que suas ideias sejam rejeitadas acaba desaparecendo.

7. Confiança; os gerentes passam a ter mais confiança no trabalho da equipe ao ver que escutá-la pode ser a grande solução, e com isso a relação é fortalecida.

8. Incentivo; o Brainstorming incentiva as pessoas a quererem colocar em prática toda capacidade e tudo aquilo que poderá ajudar de alguma forma.

É muito fácil fazer um Brainstorming, você terá resultados positivos não só financeiramente, mas irá perceber que a relação entre as pessoas também melhorará. É essencial ter sempre metas traçadas, saber aonde se quer chegar, quando você tem uma meta traçada as chances de ideias e inspirações certas surgirem são muito maiores, você alcançará o objetivo mais rápido e de forma eficaz.

TAGS: , ,
1

Alana Rosa

Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.

Comentários

  1. Aline disse:

    Obrigada pela ajuda, Deus abencoe!

Deixe uma resposta

Assuntos Relacionados

Você também pode gostar desses