A importância das redes sociais para seu negócio

Rafael Ladwig

A forma como as pessoas se relacionam no mundo sofreu grandes mudanças com o avanço das redes sociais. A evolução do ser humano e definição do seu padrão de comunicação foram proporcionadas por suas interações sociais.

As redes sociais, das mais obsoletas até as mais usadas, alteraram conceitos enraizados, entre eles o grande abismo que separava emissor e receptor de informações, algo presente nos modelos tradicionais de comunicação.

A massa sem rosto para qual as campanhas eram direcionadas, hoje tem rosto, nome e é cada vez mais diversificada.

Os veículos de comunicação não são mais os únicos formadores de opiniões. Pessoas e grupos com os mesmos interesses não são mais direcionadas apenas por grandes marcas, por exemplo.

Aqueles que antes eram apenas receptores, passivos de informações, hoje são formadores de opinião, usam suas redes sociais para avaliarem, interagirem e escolherem suas marcas, políticos e artistas.

Nova realidade, novas estratégias.

Com base em análises do atual cenário, o investimento em estratégias digitais é o que mais cresce no setor publicitário.

É evidente que estar presente nas redes sociais é de extrema importância para qualquer marca.

Claro que, presença por si só não é o suficiente, é necessário manter o ritmo. Uma estratégia de presença ativa é fundamental, principalmente quando o assunto é “redes sociais”.

Mais interações com clientes, maior e melhor qualidade para atendimento ao cliente e acompanhamento de resultados em tempo real são algumas das vantagens obtidas nas redes sociais como ferramenta de marketing.

Em primeiro lugar, as redes sociais criam um espaço para as pessoas socializarem, criarem novos amigos, novos contatos e interagirem, mas em segundo lugar vem a possibilidade dos usuários receberem ofertas de produtos ou serviços de marcas de todos os segmentos. Esta oferta não se enquadra nos padrões antigos, agora as marcas chegam aos seus clientes através de meios modernos, possibilitando estratégias diferentes dos métodos tradicionais.

As vendas diretas ou indiretas não são o limite das estratégias das marcas nas redes sociais. Quando uma marca oferece conteúdos de qualidade, alinhados às suas estratégias de marketing e consequentemente um bom atendimento ao cliente, é possível atingir novos resultados. As redes sociais facilitam a difusão de ideias, criando um canal direto das marcas com seus clientes, ajudando os usuários a ganharem confiança, criando mais tráfego de visitas para suas páginas, blogs e perfis.

A participação dos usuários, a crescente confiança nas compras pela internet e a possibilidade de interações, são fatos comuns em estratégias de marketing.

Todos os anos, inúmeras plataformas sociais criam novas oportunidade e permitem que empresas atinjam seus resultados, cada vez mais mensuráveis. Qualquer marca que queira atingir novos objetivos tem que levar sua presença social muito a sério.

Plataformas sociais.

Todos os dias novas redes sociais surgem na internet, e não se engane, mesmo que o cenário aparente ser um lugar apenas para as grandes, a popularização repentina de novas plataformas é algo recorrente. Por isso, além de estratégias bem definidas nas redes sociais em alta (Que serão listadas abaixo), uma análise constante de novas tendências é essencial.

Facebook

Um perfil no Facebook é uma carta de apresentação aos seus clientes. É o lugar onde uma marca precisa criar a melhor imagem de si mesmo, chamar atenção dos seus usuários e fazer com eles a conheçam.

É a rede social ideal para criar “momentos”, apresentar produtos, divulgar inaugurações de espaços, promoções e comemorações.

Oferece uma opção de segmentação, onde sua campanha pode ser direcionada ao seu público alvo de forma efetiva, alinhada à um leque de formatos de anúncios, uma combinação que proporciona estratégias com objetivos bem definidos, resultados mensuráveis, e o melhor, significativamente positivos.

Instagram

É uma das redes sociais que mais crescem no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de usuários.

Tratando de gênero, o perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e a grande maioria está acostumada com compras pela internet, o que eleva bastante o potencial de consumo dos usuários desta rede social.

Funciona como uma revista com várias seções, onde pode se abordar diversos conteúdos. Nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas de produtos e serviços.. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. É necessário um cronograma com publicações diárias, surpreender o público para converte-lo em resultados de vendas, visitas e recomendações.

Além de toda essas dinâmicas de conteúdo, o Instagram faz parte do aglomerado de ferramentas do Facebook, o que permite aplicar sua segmentação e formatos também nesta rede.

Youtube

É a ferramenta líder quando o assunto é “vídeos online”. Mesmo não aparentando, a plataforma é sim uma rede social que proporciona a difusão de conteúdos, opiniões, dicas e entretenimento, o lugar ideal para uma marca estar presente, oferecendo seus produtos e serviços.

A interação com as demais plataformas sociais está a um simples clique, e seus vídeos têm muito mais possibilidades de serem compartilhados do que publicações somente com texto.

Além de possibilitar que uma marca crie seu próprio canal para postagem de vídeos com inúmeros conteúdos, oferece estratégias do Adwords, onde uma marca pode oferecer seus produtos e serviços em anúncios durante o conteúdo de figuras públicas, instituições e até mesmo de outras marcas.

O lugar ideal.

As redes sociais são excelentes para uma marca lançar uma campanha publicitária ou chegar com mais facilidade ao seus clientes. Se você é usuário das redes sociais, já deve ter percebido a quantidade de ofertas de produtos e serviços.

Uma exposição bem planejada e executada amplia a visibilidade de uma marca. A presença nas redes sociais permite ter feedbacks rápidos e inclusive corrigir erros.

Todos estão na internet, então, por obrigação, sua marca também precisa estar.

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Rafael Ladwig

Universitário, assíduo em séries, fascinado por filmes nacionais, blogueiro e escritor nas horas vagas.

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