Quando falamos de copywriting, quem já está familiarizado com o marketing de conteúdo sabe muito bem do que se trata, mas para quem não entende não é um “bicho de sete cabeças”.
O copy é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer e persuadir o leitor a realizar uma determinada ação, sempre utilizando de gatilhos para despertar o interesse, sempre com objetivo de gerar mais vendas e conversões.
Esse tipo de texto pode ser voltado tanto para mídia online, quanto off-line e dependendo do tipo de anúncio que você irá fazer, o copy será sua estratégia principal (ex: link patrocinado ou anúncios de áudio como spot em rádios por exemplo).
Para que o texto seja assertivo e dê resultados, temos algumas dicas indispensáveis para a produção desse material.
Dicas como:
– Tenha o objetivo claro em sua mente. Definir se será para conversão de vendas, de reconhecimento da marca ou outro tipo. Somente com esse primeiro passo definido que a produção desse texto poderá ser iniciada;
– Não fuja da personalidade da marca, sempre alinhando com o que já vem sendo trabalhado. Se será abordado um texto mais cool, jovem, descolado ou algo mais sério e rebuscado;
– Faça uma análise dos seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo, para aprimorar e oferecer algo melhor;
– Vá direto ao ponto, seja claro em sua escrita e evite enrolar muito na explicação. Use de frases curtas e diretas para transmitir a mensagem para que o leitor identifique rapidamente assim que olhar;
– Use do gatilho de usar uma necessidade do público-alvo que você quer atingir, oferecendo ajuda ou solucionando um problema que esse público tenha;
– Utilize palavras-chaves no seu copy, sempre interligando com o tipo de negócio ou serviço da marca que está produzindo;
– Insira um CTA (chamada para atenção). Ele pode ser um botão ou simplesmente uma frase no texto;
Depois de seguir todas essas dicas, com toda certeza terá uma copy de anúncios boa e assertiva, e se necessário, faça novamente quantas vezes for necessário.