Anunciar no Youtube pode ser um bom negócio?

Alana Rosa

Escrito por Alana Rosa

27 | 02 | 2015
Tempo de leitura 3 min de leitura

Fundado em fevereiro de 2005, o Youtube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Hoje em dia ele registra 3oo milhões de horas assistidas todos os dias, tem mais de um bilhão de usuários e é a principal plataforma para a distribuição e transmissão de videos na internet.

Anunciar Youtube

Junto com o Youtube, a publicidade vinculada nele tem evoluído rapidamente. Quando você clica para assistir um vídeo no Youtube aparecem vários anúncios onde o usuário tem a opção de assistir por alguns segundos ou pular.

Grande parte das pessoas opta por pular essa etapa; mas mesmo assim, mundialmente, 30% dos espectadores assistem os anúncios integralmente.

O custo para ter seu anuncio ativo no Youtube pode ser um pouco mais caro em comparação com outros canais, mas em compensação você terá um público muito maior, mesmo sem querer as pessoas assistem pelo menos por três segundos o anuncio, antes de poder pula-lo; um tempo muito curto, mas que pode ser suficiente para o público-alvo, trazendo um bom retorno.

As pessoas vão até o Youtube para assistir, e por que não usar o mesmo meio para alcança-las? Para fazer publicidade no Youtube antes de tudo você precisa ter uma conta no AdWords e usá-la para criar uma campanha em vídeo no próprio AdWords.

É recomendável criar canais personalizados para envolver os usuários, criar anúncios programados, além de buscar sugestões no Youtube Analytics. Existem diversos formatos e opções de anúncios para o Youtube, os chamados anúncios true-view;

  • True-view na pesquisa: o vídeo aparece com os resultados da pesquisa no Youtube, quando se usa uma palavra-chave que foi colocada para colocá-lo em destaque.
  • True-view em display: o vídeo é exibido junto com os vídeos do Youtube ou conteúdo de uma rede de sites parceiros. O formato varia de acordo com o permitido pelo editor do site.
  • True-view no vídeo: o anúncio é exibido antes ou depois do vídeo e pode ser ignorado pelo usuário depois de três segundos.
  • True-view com opções: o anúncio aparece antes de um vídeo de mais de 10 minutos. O usuário escolhe um de três anúncios. O anunciante só pagará se seu anuncio for o escolhido e exibido.

Você também pode investir em algo informativo; mostrando como o produto funciona, e inovações para as pessoas que ainda não o conheciam. Educativo; vídeos que ensinem o usuário a fazer algo, se relacionando com a essência da empresa por meio de aprendizado com vídeos tutoriais.

Youtube Viral

Dinâmico; Qualquer vídeo que tenha intenção de divertir o usuário mais do que servir como publicidade bruta, tendo muito mais chances de ser aceito e cair no gosto das pessoas.

Se você não tiver recursos suficientes para utilizar uma produtora, o Youtube oferece ferramentas de edição simples, possibilitando que você mesmo faça seu vídeo e anuncie, ou você pode pedir para seus próprios consumidores enviarem produções caseiras que ajudem a divulgar a sua empresa, isso vem sendo usado tanto em pequenas como para grandes empresas.

Segundo as estatísticas do próprio Youtube, a publicidade traz uma marca de mais de um milhão de anunciantes que usam essa plataforma, mostrando que vale a pena investir nesses tipos de anúncio!

Sobre o autor

Alana Rosa

Alana Rosa

Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.

Deixe seu comentário

4 × dois =

Comentários

Marcos
É um ótimo negócio vender coisas usadas e também novas pela internet, seja produtos nacionais ou importados.