Na hora de definir a identidade da sua marca é necessário analisar e identificar qual a personalidade dela, para isso podemos utilizar os arquétipos, determinando qual melhor se encaixa para atingir o seu público.
O psicólogo Carl Gustav Jung definiu os 12 arquétipos e suas particularidades. Atualmente estão em todos os lugares, e podemos utilizar arquétipos para construir uma marca e o seu significado para o mercado.
Conheça os Arquétipos
O Explorador: Está sempre em busca de novos horizontes, de terras não exploradas e novos caminhos, inquieto e que preza pela liberdade.
Para trabalhar o arquétipo em marcas é preciso associar a vida moderna e aos que não se prendam a regras. Exemplos de marcas: Land Rover, Levi’s e Starbucks.
O Sábio: Fonte da sabedoria e da verdade, mentor ou pesquisador ele tem o conhecimento como aliado, sempre buscando mais informações para atingir os objetivos.
Para trabalhar com esse arquétipo as marcas devem engajar o intelecto, raciocínio e criatividade. Exemplos de marcas: Harvard University, Estadão e Folha de São Paulo.
O Amante: Ligado a compromisso, o arquétipo tem o relacionamento como característica, sendo íntimo e proporcionando experiências, prezando pela aparência e beleza.
A associação necessária para construção de marca: Valorização da beleza estética, romance, erotismo e prazeres. Exemplos de marcas: Coco Chanel, Ferrero Rocher e Dior.
O Criador: O criador é conhecido como o artista, músico, escritor e inovador, tem como característica desenvolver algo novo e com valor duradouro.
Deve-se sempre trabalhar com criatividade, cunho artístico e inovador. Exemplos de marcas: Apple, Lego e Google.
O inocente: O arquétipo se caracteriza pela pureza, ingenuidade e pela fé, fazendo tudo de maneira correta. É necessário a associação de bondade, simplicidade e pureza para uma construção de marca relacionada ao arquétipo. Exemplos de marcas: Johnson’s e Coca-Cola.
O herói: Conhecido como o guerreiro, campeão e protetor, costuma não medir esforços para ajudar e mostra através de atos de coragem o seu valor.
Para se trabalhar esse arquétipo a maca precisa oferecer produtos que estejam ligados a aptidões e competência. Exemplos de marcas: Nike e FedEx.