Campeonatos esportivos e redes sociais: uma oportunidade para as marcas

Natalie Ferreira

Escrito por Natalie Ferreira

12 | 08 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Estamos em plena Olimpíadas Rio 2016, um evento que está atraindo a atenção do mundo todo e movimentando o mercado publicitário brasileiro. É uma grande oportunidade para as empresas criarem campanhas de impacto com o tema e associar seus nomes ao esporte.

As grandes marcas tem utilizado desse artifício cada vez mais, não só nas Olimpíadas, mas em diversos campeonatos esportivos, através do patrocínio de equipes e atletas.

O chamado Marketing Esportivo tornou-se uma ferramenta fundamental para o posicionamento de uma marca no mercado. Ele é utilizado para promover não apenas marcas, mas também pessoas. As empresas que utilizam dessa ferramenta buscam construir uma identidade pessoal entre cliente e marca, ligando-se não apenas de forma comercial aos seus clientes, mas também de forma afetiva utilizando o esporte como ponte para esta conexão.

O público que “consome” é muito grande, seja ele em sua forma direta (comparecimento a eventos esportivos) ou indireta (assistir/ouvir/ler sobre esporte). O esporte tem a capacidade de atingir pessoas de todas as idades, culturas ou classe social, por isso é considerado integrante de nossas vidas.

O patrocínio ganhou espaço no que se refere à publicidade de marcas, ficando atrás apenas da publicidade convencional. É a ferramenta mais eficiente associada ao esporte, considerado um investimento com resultados satisfatórios, onde a empresa associa sua marca ao esporte, o que cativa o público, remetendo à alegria, saúde, união e felicidade.

As Redes Sociais

As redes sociais são muito utilizadas pelas marcas para difusão de suas campanhas e também utilizam o contexto esportivo para conquistar seu público.

Um fator essencial da publicidade é contar histórias. Os profissionais de comunicação digital tem a oportunidade de construir a história de uma marca em cima dos eventos esportivos, ligando seus nomes à eventos como as Olímpiadas, por exemplo.

A principal vantagem das redes sociais é poder interagir com o público, gerando respostas instantâneas e aproximando seu público de sua empresa através da competição.

Explorar eventos esportivos em campanhas publicitárias ou inserir sua marca através de patrocínios é uma grande oportunidade para as empresas que desejam tornar suas marcas fortes e construir uma ligação com o público.

Se você deseja fortalecer a imagem de uma empresa através do esporte, aproveite o momento e as oportunidades!

 

Sobre o autor

Natalie Ferreira

Natalie Ferreira

21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por comunicação.

Deixe seu comentário

doze − 8 =