Utilizando o social listening no atendimento ao cliente

Jessica Corte

Escrito por Jessica Corte

22 | 08 | 2022
Tempo de leitura 2 min de leitura

Utilizado nas estratégias de marketing em muitas empresas, o social listening pode ser traduzido como escuta social e se trata de uma técnica que identifica comentários e conversas relevantes para uma marca nas redes sociais. O processo parte de termos específicos ou temas relacionados ao universo de comunicação da empresa.

Além de ser aplicado nas vendas do seu negócio, o social listening pode ser usado na produção de conteúdo e na consultoria. Nele tudo é analisado, considerado e transformado em ações para melhorar a relação com os seus consumidores. 

É importante perceber que nem sempre as menções vão ocorrer de forma direta, sendo assim, as diversas ferramentas de social listening podem ser utilizadas para monitorar palavras chaves e informações relevantes, mesmo com a distância existente entre os públicos. 

Por que usar o social listening?

  1. Descobrir o que o público realmente pensa;
  2. Reduz reclamações e impactos negativos;
  3. Avaliar a qualidade das interações;
  4. Criar conexões fortes com os clientes

Para que serve as ferramentas de social listening?

As formas de usar as ferramentas de social listening podem variar e ir desde curtir e responder comentários de clientes até gerar insights para novos conteúdos. Além dessas possibilidades você pode:

  1. Saber o que estão falando sobre a sua empresa, 
  2. Avaliar os sentimentos do público, principalmente em lançamentos e novas campanhas para entender como o público está recebendo seu produto,
  3. Oferecer suporte, 
  4. Gerar insights,
  5. E encontrar influenciadores para impulsionar ainda mais a comunicação.

Como usar dados do social listening para gerar conteúdos?

Nos dias atuais, prender a atenção das pessoas é um grande desafio e uma boa estratégia de comunicação pode ser essencial nesse momento. Por isso, separamos algumas dicas para você usar esses conteúdos a seu favor: 

  • Nas redes sociais: melhore as postagens com ideias originais, monitorando as demandas de seu público
  • Nos conteúdos SEO, possibilita conhecer as narrativas em torno do seu segmento identificando termos relevantes para incorporá-los na sua estratégia; 
  • Crie Infográficos com imagens atraentes e informativas, priorizando dados importantes para ser bonito e relevante;
  • O uso de memes é essencial para o alcance e engajamento de uma estratégia multiplataforma. 

Os benefícios da social listening vão muito além do gerenciamento de reputação e insights de marketing. A todo momento estão acontecendo conversas online que geram pontos de dados e, com essas ferramentas, é possível ouvir as redes sociais e encontrar as conversas importantes para a sua marca.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Aqui no nosso blog temos mais conteúdos sobre esses temas. Nos siga para saber mais.

Sobre o autor

Jessica Corte

Jessica Corte

Deixe seu comentário

14 + treze =

Leia Também