Desvantagens Links Patrocinados

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

22 | 06 | 2011
Tempo de leitura 2 min de leitura

A OxigenWeb procura oferecer a seus leitores informações em todos os tipos de investimentos, vantagens e desvantagens. No artigo de hoje vou falar sobre as desvantagens do Link Patrocinado.

Vamos imaginar que uma pessoa esteja pesquisando algo no Google, algum produto/serviço de seu interesse. Claro que ele vai fazer uma breve leitura no conteúdo exibido e ver qual é o assunto mais relevante e que lhe interessa para, a partir daí, escolher em qual link irá clicar.

Baseado nessa pesquisa foi usado o Eye Tracking, uma técnica que faz uma varredura do ponto de fixação do olhar do usuário ao navegar em uma página. Abaixo um vídeo mostrando funcionamento do Eye Tracking:

Conclusão: Através do vídeo acima é possível verificar que dos seus 56 segundos, 44 segundos foram gastos visualizando o lado esquerdo do conteúdo, ou seja, os links patrocinados do lado direito tiveram apenas 12 segundos de visualização.

Claro, os links patrocinados que ficam ao lado esquerdo foram bem visualizados, porém como ficar ali? Simples, depende do valor investido em seu CPC (Custo por Clique), da palavra-chave e da concorrência, seu valor para ter aquela visualização pode até triplicar. Os Links Patrocinados funcionam como um leilão, quanto mais alto o valor, maior visualização ele terá.

É por isso que os Links Patrocinados devem ser usados apenas em promoções ou início do site, nunca para menter um site na primeira página, o custo é muito alto, e o valor comparado com o serviço de Otimização de Sites pode ser inferior e trazer menos resultados. Em SEO você não paga por palavra-chave (não entendeu? Clique aqui).

Sugestões: Caso queira fazer uma campanha de Links Patrocinados (AdWords), faça com uma empresa especializada, pois existem diversos critérios e pesquisas para investir nas palavras-certas.
A campanha de Otimização de Sites (SEO) também é uma ótima opção pois trás ótimos resultados por estar nos resultados orgânicos.

Mesmo na busca orgânica é possível determinar o tempo de fixação do olho através da técnica, conforme segue:

Portanto pesquise o seu seguimento no Google (palavras-chave e concorrência), os Links Patrocinados dão retorno, cabe a você ver se vale a pena investir nele ou em Otimização de Sites.

[info]Espero que tenham gostado desse Artigo, caso tenham alguma dúvida ou sugestão por favor comentem![/info]

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

3 × dois =

Comentários

Dillanger
Articles like these put the csnomuer in the driver seat—very important.
Régis Ely
De acordo. Obrigado Mauricio!
Régis Ely
Desculpe, mas não é bem assim que funciona. Os links patrocinados funcionam super bem, e a posição deles não depende somente do valor e da concorrência, são varios fatores, entre eles a qualidade do site, taxa de relevância e outros. Att,
Mauricio
Caro Régis, Sim os Links patrocinados funcionam bem e dão retorno, porém o que quis mostrar no artigo foi algumas desvantagens sobre o SEO em relação a custo/benefício. O artigo foi resumido e disse a um grosso modo de uma forma que ficasse claro para todos os leitores. Obrigado por participar :)