Dicas para um Marketing Viral de sucesso

Karen Mie

Escrito por Karen Mie

06 | 02 | 2015
Tempo de leitura 2 min de leitura

Sabe aquelas propagandas que todo mundo comenta? Que você vê em um lugar e logo vai falar pra alguém? Esse é o chamado marketing viral, que é basicamente algo distribuído de usuário à usuário até se espalhar e “infectar” mais pessoas, muito utilizado por empresários de e-commerce.

marketing viral

Desde a popularização das redes sociais, a internet se tornou uma fonte perfeita para o aumento desse tipo de propaganda, que tem seus benefícios e dificuldades:

O que você vai encontrar neste artigo:

Benefícios do Marketing Viral:

  • É ótimo para quem quer economizar com divulgação;
  • Se bem executada, essa mídia espontânea é sinônimo de eficiência e baixo custo;
  • Excelente ferramenta de branding para se posicionar no mercado.

Dificuldades:

  • Não são fáceis de obter resultado;
  • A propaganda não tem meio termo: ou será um sucesso ou total fracasso;
  • Depende não só do conteúdo, mas também da forma de como ele irá fazer as pessoas reagirem.

Um exemplo de marketing viral que atingiu o sucesso esperado foi a propaganda da Dove “Retratos da Real Beleza”, com mais de 65 milhões de visualizações em seu canal oficial e pouco menos de 6 milhões no brasileiro, atingindo os indivíduos emocionalmente.

A propagação do marketing viral depende quase que exclusivamente da reação do público, que vai julgar se a informação vale a pena ser passada a diante e vista por outras pessoas, por isso, são necessárias algumas características para que elas se interessem pelo conteúdo.

Seguem algumas dicas para uma campanha viral bem sucedida.

  • Precisa ser criativo para prender a atenção do público;
  • Tem que ser inovador para que as pessoas queiram compartilhá-lo;
  • Propagandas que despertam emoções, opiniões e comentários fazem mais sucesso;
  • O uso de redes sociais sempre ajuda na divulgação;
  • Quanto mais plataformas você utilizar para divulgar, mais pessoas serão atingidas;
  • Utilize associações rápidas e mensagens claras para que o usuário não se canse da propaganda;
  • Incentive o compartilhamento.

Sobre o autor

Karen Mie

Karen Mie

Estudante de Publicidade e Propaganda. Adoradora dos pequenos prazeres da vida que não abandona seu fascínio pela criação e fotografia mesmo possuindo redação como hobby.

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