e-Book novo perfil do consumidor brasileiro

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

30 | 04 | 2024
Tempo de leitura 2 min de leitura

Uma notícia publicada recentemente no site da CNN Brasil revelou a luta enfrentada por grandes marcas, incluindo Grupo Dia, Lojas Marisa e Subway, para compreender os padrões de consumo do brasileiro. Este fato nos convida a uma profunda reflexão sobre a rápida evolução dos hábitos de consumo nos últimos anos, destacando a complexidade em se adaptar a tais mudanças.

Para isso, criamos um e-Book gratuito com conteúdo exclusivo sobre: O novo perfil do consumidor brasileiro.

Abaixo um pouco do que vocẽ vai ver neste material.

O que define o Brasil?

Quando se fala em Brasil, quais são as primeiras coisas que vêm à sua mente? Quais características melhor representam o país para você? É o Carnaval? O samba? O futebol? O clima tropical? São muitos os adjetivos que podem ser escolhidos para definir o nosso país, que carrega uma rica cultura. Mas além do clichê, também é importante considerar os hábitos e tendências que se destacam e representam nosso país de maneira marcante ou até mesmo de forma mais significativa.

As expressões “eu mereço” e “vamos nos permitir” revelam bastante sobre o modo de consumir dos brasileiros. No início de cada mês, é comum investir em um produto novo, mesmo que ele não seja essencial, enquanto no final do mês, ocorre uma limitação nos gastos. Esses hábitos refletem a identidade do país e seus símbolos nacionais. Compreender essas características é fundamental para entender melhor a cultura e sociedade brasileiras.

Quais os motivos para entender os hábitos de consumo dos brasileiros?

Você trabalha com o público brasileiro, logo precisa entender o perfil do público daqui. Abaixo lista:

  • Identificar oportunidades
  • Desenvolver produtos
  • Segmentar o mercado
  • Direcionar publicidades e promoções
  • Identificar preferências culturais
  • Antecipar tendências
  • Inovar
  • Expandir o mercado

Contexto Populacional

A população brasileira ultrapassa os 203 milhões, de acordo com o último censo. 57,8 milhões são consumidores. Somos os sétimo mercado de consumo do mundo, com 33% da população nesse contexto de acordo com o relatório da WorldWatch.

Em contrapartida, a pesquisa “Raio-X dos brasileiros em Situação de Inadimplência”, realizado pelo Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, 8 em cada 10 famílias brasileiras estão endividadas.

O que os brasileiros compram na internet?

64% da população brasileira prefere comprar online, segundo estudo da NZN Intelligence.

Os produtos pediletos dos brasileiros são:

  1. 60,8% aparelhos eletronicos,
  2. Roupas, sapatos e acessórios – 42,4%
  3. Eletrodomésticos – 34,8%
  4. Produtos para casa (decoração) – 22,5%
  5. Viagens – 19,7%
  6. Produtos de beleza – 18,8%
  7. Móveis – 16,4%
  8. Artigos esportivos – 16%
  9. Alimentos – 14.9%
  10. Produtos de limpeza – 6,8%

Hábitos de consumo das Gerações

Entender as diferentes gerações é importante para o sucesso em qualquer negócio. Cada grupo etário possui características únicas, influências culturais específicas e valores que moldam suas decisões de compra. Desvendar esses hábitos é fundamental para se conectar com o público-alvo de forma eficaz.

Gostou deste conteúdo? Baixe nosso e-Book completo e gratuito para ter acesso a todas as pesquisas e informações.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

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