Guia definitivo para utilizar o Google Trends

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

20 | 09 | 2022
Tempo de leitura 2 min de leitura

Neste artigo você vai aprender como utilizar o Google Trends – um dos principais planejadores de palavras-chave, que vai te ajudar a produzir conteúdos mais poderosos. 

Afinal, o que é o Google Trends? 

O Google Trends é uma ferramenta gratuita de avaliação de dados para que as tendências de conteúdos sejam analisadas. Ele deve ser utilizado ao lado de outros planejadores, como a ferramenta do Google ADS e o Keywords Everywhere. 

A interface do Google Trends é intuitiva. Na imagem acima, você nota a evolução da pesquisa no decorrer dos meses. Esse gráfico pode ajudar na criação de conteúdos para redes sociais e SEO.

Como funciona o Google Trends?

Antes de identificar se a tag vale ou não a pena, é importante fazer uma busca no planejador do Google ADS. 

Nele você vai conseguir analisar a média de pesquisas e se a tag vale ou não a pena. Aliado ao Google Trends é possível identificar uma tendência. 

Análise de tendências pelo Google Trend

O Google Trends também passa para o usuário a tendência de conteúdos que estão no topo agora. Essa estratégia é interessante para engajamento instantâneo e até mesmo para conteúdos de sites.

Seguir a crista da onda é importante para gerar fluxo, mas lembre-se de encontrar uma saída dentro do nicho do mercado do seu cliente. 

Baseado nas tendências, para a Oxigenweb, eu criaria um conteúdo falando sobre Eleições 2022 e o impacto no Marketing Digital. Dessa forma, consigo aproveitar a tendência sem parecer forçado. Mas antes disso, é claro que iria averiguar no ADS se vale a pena trabalhar com esse conteúdo. 

Bônus: Keywords Everywhere 

Um plugin que vai mudar a sua vida. O Keywords Everywhere traz as tendências das tags, palavras-chave relacionadas e até cauda longa para produzir novos conteúdos.

É só fazer a busca e a mágica está feita. E pode conferir no ADS que as palavras-chave são ÓTIMAS! 

Precisa de uma Agência Digital?

Se você é dono de uma empresa e veio parar aqui, pode parecer muita informação. E REALMENTE É.

O indicado é destinar o seu esforço em fazer o que você realmente é bom. Deixe esse trabalho para uma Agência Digital

E nós da Oxigenweb, somos apaixonados por criatividade e performance! 

Para contato, clique aqui.

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

Deixe seu comentário

onze − cinco =

Leia Também