A Importância de um Planejamento Estratégico para uma Empresa

Natalie Ferreira

Escrito por Natalie Ferreira

26 | 08 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que serve para impulsionar a empresa na direção correta e identificar ameaças e oportunidades no mercado. Toda empresa precisa desse planejamento – seja de pequeno, médio ou grande porte -, é dele que depende o sucesso de uma organização.

Esse processo descreve onde a empresa deve chegar, define onde ela está no momento e pra onde deve seguir, incluindo detalhes em todo seu processo para alcançar as melhorias desejadas. É uma espécie de condutor para todos os outros planos de ação de uma organização.

Também pode-se definir o planejamento estratégico como o fornecedor de uma orientação estratégica global para a gestão da organização, que dá uma direção específica para áreas como finanças, marketing, desenvolvimento organizacional e recursos humanos, entre outras, para alcançar suas metas. Todos os outros tipos de planejamento dentro de uma empresa, de todos os setores, devem ser guiados por ele.

Pontos que devem ser considerados em um planejamento estratégico

– Deve-se colocar tudo no papel: reunir a equipe para discutir e organizar ideias. É importante definir missão, os valores e a visão da empresa. Tudo deve ser registrado;

– Definir os envolvidos: traçar as participações nas decisões dos rumos que a empresa deve seguir para o próximo ano, e o papel de cada setor;

– Reunir informações-chave: reunir as informações relevantes que possam interferir nas decisões, informações sobre o mercado e seu desempenho nos anos anteriores também têm grande utilidade. Informações sobre a concorrência, produtividade da equipe, investimentos, financeiros, etc;

– Definir metas: devem ser definidas as metas a serem alcançadas pela empresa, com prazos definidos. Definir métricas que mensurem qualidade e quantidade dos resultados em relação ao que deve ser atingido;

– Colocar em prática: a parte mais complexa é transformar o planejamento estratégico em planos de ação para cada departamento da empresa. Serão tomadas ações para alcançar os objetivos traçados no planejamento.

É importante saber que para o planejamento estratégico para dar resultados positivos para a empresa, é fundamental da participação de todos os envolvidos no processo, e deve ser uma prática constante e não momentânea.

Sobre o autor

Natalie Ferreira

Natalie Ferreira

21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por comunicação.

Deixe seu comentário

doze − 1 =

Comentários

Pedro Cardoso
Acredito sim que Personas pode ajudar na criação de plano de marketing, porém a realidade é um pouco diferente, ainda mais no interior. Onde o investimento em marketing é baixo e o tempo é curto.. Não consigo criar aqui na minha agencia.
Mauricio Shinmi
Caro Pedro, Enfrentamos uma realidade parecida com a sua por também sermos do interior. Porém a criação de personas não é algo tão demorado, e se você compensar a velocidade que você vai ter para a criar a campanha com o seus públicos já definidos você ganha tempo e erra menos. Mesmo que a realidade seja outra no interior basta mostrarmos resultados para que as empresas entendam a força e potencial do marketing digital. Vale a pena!