Instagram realiza testes da autenticação de dois fatores sem SMS

Clara Dias

É recomendável ativar a autenticação de dois fatores que qualquer serviço ofereça, com o intuito de adicionar mais proteção à sua conta em serviços online. Essa forma de autenticação é feita através do envio de um código para o seu número de celular por uma mensagem de texto.

Assim, somente o dono do número cadastrado em uma conta pode fazer o login com o código que chega por meio da mensagem.

Porém, os hackers podem invadir seu celular e acessar seus SMS, além da questão da clonagem de números. Por essa razão, o Instagram decidiu testar a autenticação do usuário em dois fatores, sem precisar dos SMS.

O Google Authenticator é um app que essa novidade já funciona. Nesse app é gerado um código especial para que o login seja feito, e gerar tal código por outro smartphone é impossível, isto é, se seu número for clonado ou transferido para o cartão SIM de um criminoso, a autenticação não terá validade.

A nova autenticação de dois fatores por meio de apps de segurança ainda está em fase de testes, sem previsão de chegada a todos os usuários.

Com esse novo tipo de autenticação, o Instagram visa a eliminação de brechas na segurança e oferecer novas formas de verificação aos seus usuários.

Outra novidade, é a segurança extra através de aplicativos-token, como o Google Authenticator e o Authy que geram números aleatórios que são alterados a cada minuto.

Podem ser gerados no celular localmente, os códigos permitem que a autenticação seja feita no exterior sem sinal celular.

TAGS:
1

Clara Dias

Estudante de jornalismo que tem uma queda por Marketing Digital e viajante nas horas vagas.

Deixe uma resposta

×
Olá, vamos conversar?

Estamos disponíveis para mais informações.