Marketing Cultural: Faça a sua empresa ser bem vista

Gustavo Tino

Escrito por Gustavo Tino

23 | 02 | 2015
Tempo de leitura 2 min de leitura

Marketing Cultural

Todo conhecimento é válido e toda forma de cultura é bem-vinda, então, por que não Marketing Cultural? De uma maneira simplificada, Marketing Cultural é toda ação de marketing que usa cultura como forma de veiculação, seja para fixar uma marca, um produto ou uma empresa.

Incluem-se neste conceito, sobretudo, o apoio e o patrocínio a atividades culturais, como literatura, dança, música, cinema, teatro, folclore, manifestações culturais e artísticas em geral, por parte de empresas públicas e privadas. É uma estratégia utilizada pelas empresas para que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.

Tendo em vista o déficit em curiosidade pela cultura que o Brasil tem, essas ações de Marketing Cultural podem ser o trampolim que fará isso mudar, pois com mais motivações nesse aspecto as ações culturais aumentam, juntando isso com uma boa veiculação, causa o famoso “unindo útil ao agradável”, que seria a satisfação de ambas as partes (cliente/empresa).

Esse tipo de marketing vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas; diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e a necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

No momento em que uma empresa faz uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está fazendo Marketing Cultural, mas nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro, pode ser uma permuta por passagens áreas (companhias aéreas), estadia (hotéis) ou refeições (restaurantes), mas o importante é que a ação de marketing deve se encaixar perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado. Sem equalizar esses três quesitos, público alvo; identidade e objetivos, fica difícil garantir a eficácia da ação.

É importante dizer que o marketing cultural pode vir e deve ser associado a outras ações de marketing, pois não existe uma forma exata para usá-la, mas junções como, promoções; endomarketing; marketing direto; publicidade; marketing de relacionamento e muitas outras ações paralelas, fornecem uma excelente ação de marketing.

É uma ferramenta simples, com efeitos consideráveis, que vale a pena ser explorada em todas as suas vertentes possíveis.

Sobre o autor

Gustavo Tino

Gustavo Tino

Estudante de publicidade, cafeísta, admirador da filosofia e da mitologia grega

Deixe seu comentário

quinze + 5 =