Melhore o SEO do seu site

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

25 | 10 | 2010
Tempo de leitura 2 min de leitura

Otimização de sitesAcertar a sua campanha de SEO (Otimização de Sites) pode representar a diferença entre fracasso e sucesso de seu site. Estar entre os primeiros na primeira página do Google pode atrair por volta de 55% de todas as pessoas que estão buscando aquele termo (serviço/produto/informações). Ou seja, SEO funciona.
Com bom custo-benefício e traz lucros a longo prazo. Basta garantir que funcione com você, no seu caso.

Trabalhe melhor
A primeira coisa que você precisa fazer é pensar no “caminho” que seus usuários podem tomar, do início ao fim. A cada passo do percurso, os usuários entram com diferentes tipos de termos de busca (palavra-chave). Podem ser divididos em três tipos básicos.

O primeiro inclui a busca navegacional: um tempo que inclui o nome da sua marca, domínio ou empresa (exemplo: “OxigenWeb”). O segundo é busca informacional, em que o usuário entre com frases altamente genéricas (“Feriados nacionais”). O terceiro tipo de termo é a busca transacional: normalmente frases de quatro ou cinco palavras que identificam exatamente o que o usuário quer. Cada tipo de termo de busca é relevante em partes diferentes do caminho do usuário, desde a pesquisa inicial de produtos até a compra. A chave para um SEO de sucesso é garantir sua visibilidade em cada passo da jornada do usuário. Ou seja otimizar cegamente um conjunto de palavras-chave é jogar tempo fora.

Seja relevante
Os mecanismos de busca não possuem a habilidade de pensar, apenas seguem uma série de regras dispostas em um algoritmo. Não é porque um humano consegue entender o assunto de um site que o mesmo irá acontecer com um buscador. Criar um site que acerta em cheio no algoritmo pode levar a boas posições, mas os usuários provavelmente considerariam-na uma péssima experiência de navegação.
Assim, temos um verdadeiro dilema na otimização de nosso conteúdo, mas uma boa regra é sempre colocar os usuários em primeiro lugar. Seria desastroso ter altíssimo trafego a partir de uma palavra-chave úteis para um site péssimo.

“Otimização de Sucesso é aquela feita para os usuários e não para os robôs, otimize os caminhos dos usuários deixando o site limpo e objetivo.”

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

17 − 13 =

Comentários

Johnatan
Valeu, pelas dicas, é isso mesmo são os usuários que nos darão o retorno !
Manoel
Obrigado pelas dicas Mauricio, exatamente como foi dito! Otimização para robos não resolve, temos que otimizar para os usuarios, até porque são eles que nos trazem retorno!! []'s