Melhores horários para postar em redes sociais

Natalie Ferreira

Escrito por Natalie Ferreira

07 | 07 | 2016
Tempo de leitura 3 min de leitura

Cada rede social tem sua particularidade e seus padrões de usuários. É necessário compreender as características de cada uma e de seu público para que o conteúdo publicado alcance o maior número de pessoas possível, garantindo o sucesso do post.

Existem horários específicos onde o uso das redes é mais constante e a chance de sua publicação ser vista e receber interações do público é muito maior. É essencial conhecer esses horários para a realização de um marketing digital eficiente, garantindo o maior alcance de seu conteúdo e marca.

Para um bom plano de comunicação é necessário analisar os indicadores de engajamento, para, assim, planejar uma tabela de horários e frequências das publicações. Essa tabela deve ser alterada quando necessário, conforme o feedback do público.

Existe também a chamada “zona morta” das redes sociais, que são os horários que você deve evitar, onde os usuários normalmente estão off-line.

Horários nobres das principais redes sociais:

Twitter:12h às 18 horas, de segunda a quinta-feira. As pessoas costumam usar durante ou depois do período de almoço. Preferem tweets curtos, é aconselhável uma publicação com no máximo 100 caracteres.

Horários que você deve evitar: das 20h às 8h. O tráfego diminui após 15h. Evite postar após esse horário especialmente às sextas-feiras.

twitter-horas

Facebook: 13h às 17h em dias de semana, é a faixa horária com maior média de cliques. A audiência na rede social vai aumentando gradualmente a partir das 9h da manhã, chegando ao topo às 15 horas.

Horários que você deve evitar: das 0h às 8h. O tráfego diminui após 16h.Finais de semana apresentam o menos engajamento.

facebook-hra

LinkedIn: antes ou depois do horário comercial, sendo o melhor horário entre 17h e 18h de terça a quinta-feira. Terças e quintas são os dias da semana em que as redes sociais recebem maior tráfego de pessoas de negócios.

Horários que você deve evitar: das 9h às 17h, ou seja durante o expediente. O tráfego aumenta um pouco ao meio-dia e volta a cair das 13h às 17h. Segundas e sextas-feiras tem o menor engajamento. Evite os posts nos finais de semana.

Instagram: 17h às 18h em dias úteis, já nos finais de semana, onde o pico é maior ainda, o melhor horário é entre às 13h e 18h. Uma dica é usar hashtags, quegeram maior alcance das publicações.

Horários que você deve evitar: das 0h às 8h, principalmente de terça à quinta-feira. Os melhores resultados na publicação de vídeos geralmente acontecem quando se posta durante a semana e fora do horário de trabalho, e nos finais de semana na parte da tarde e começo da noite.

instagram hora

Tumblr:19h às 22h em dias úteis, principalmente às segundas e terças-feiras e aos domingos.

Horários que você deve evitar: das 0h às 12h e das 12h às 16h, onde o acesso é ainda mais fraco. Sexta à tarde pode ser um ótimo momento para se publicar, ao contrário das demais redes sociais.

Pinterest: 14h às 16h e das 20h às 23h em dias úteis. O tráfego é ainda melhor aos finais de semana, começa a aumentar após 12h.

Horários que você deve evitar:das 1h às 7h e 17h às 19h, onde o acesso é fraco.

Google+:9h às 11h em dias úteis. O horário de pico é na quarta-feira às 9h. além de rede social, o Google Plus funciona como ótima ferramenta de SEO.

Horários que você deve evitar:das 18h às 8h. O tráfego diminui após às 17h. Evite postar à noite ou no início da manhã.

Veja os horários de cada rede separado por Segmento:

Horarios segmento

Uma dica é se programar. Utilizar ferramentas que permitem a programação de posts nos melhores horários de cada rede social.

Analisar o feedback do público e ficar atento aos horários de maior acesso e interação é o caminho para fazer sucesso nas redes sociais e popularizar sua marca. É importante manter a qualidade do conteúdo, pois o horário de pico é também o horário de maior concorrência e seu post corre o risco de se perder entre tantas atualizações. Experimente táticas novas, veja a diferença nos resultados e faça as devidas adaptações.

Sobre o autor

Natalie Ferreira

Natalie Ferreira

21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por comunicação.

Deixe seu comentário

cinco × cinco =