Esquenta Black Friday: como preparar sua operação para vender antes do pico
A Black Friday deixou de ser um evento de 24 horas para se tornar uma maratona de vendas…
Escrito por Geovanna Souza
Não há uma data exata de criação do Black Friday. Algumas fontes mencionam que a expressão “Sexta-feira Negra” foi criada no final do século XIX em plena corrida do ouro. Onde duas instituições financeiras quebraram no mesmo dia e coincidentemente, em uma sexta-feira.
De acordo com uma outra história, a data surgiu mesmo em 2005 na Filadélfia. Onde um dia após o feriado de Ação de Graças, houve um dos mais congestionados e tumultuados de Black Friday. O nome foi dado pela polícia local. Vários conceitos foram criados sobre o termo. Mais o que pode se ter certeza é que com os passares dos anos o segmento dos varejistas começou a utilizar o nome Black Friday como referência ao período onde consideram de maior lucro e hoje é um termo usado mundialmente.
Na quarta sexta-feira de novembro, a última, é realizado o famoso Black Friday, ou seja, HOJE. É definitivamente uma data marcada por muitas propagandas com ofertas de lojas e anúncios de produtos a preços que atraem bastante os consumidores. Isso acontece por que os comerciantes têm o objetivo de vender todo estoque para assim receberem mercadorias novas para as vendas natalinas.
No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem mais cedo e filas enormes se formam. Em busca de conseguir os melhores produtos, as pessoas madrugam em frente às lojas. A data não é feriado nacional, mas muitas pessoas consideram como se fosse.
Com o crescimento do comércio no mundo digital, a procura por ofertas online está aumentando. Pelo fato de não ter que sair de casa para comprar e também de não precisar enfrentar filas enormes. O evento já é visto por muitos como ‘evento de ofertas online”.
Comparando as vendas dos anos de 2013 para o de 2014, percebe-se que houve um aumento de quase 50%. 96% das pessoas que efetuaram compras no ano de 2014 pretendem aproveitar novamente as ofertas deste ano. Mais um motivo para os comerciantes ficarem otimizados o máximo que puderem e não perder essa grande oportunidade para realizar grandes vendas.
Geovanna Souza
Deixe seu comentário