A definição de UX é User Experience, ou seja, Experiência do Usuário.
E quando falamos de experiência de usuário, não é apenas em sites mas também para negócios físicos: Porém vamos falar sobre UX em websites ok?
User Experience leva em consideração a experiência do seu cliente ou possível cliente dentro do seu site. Uma boa experiência deixa o usuário feliz e isso o faz pensar o quanto o site é incrível e prático.
O UX estuda diversos processos dentro de um sistema:
Exemplo: Se o objetivo principal do seu site é fazer com que o usuário solicite um orçamento, você precisa estudar esses procedimentos, para que o usuário ache fácil e prático, tendo então uma boa experiência.
Os estudos do UX são dos mais diversos tipos como:
- Design
- Usabilidade
- Acessibilidade
- Marketing
- Performance do sistema
- E utilidades
Muitas pessoas confundem o UX com UI, você sabe qual a diferença?
UI significa: User Interface: Que basicamente é o layout do site;
Para simplificar de uma forma simples, vamos dar exemplo do corpo humano:
Os ossos representam o código que dão estrutura;
O UX seria os órgãos, que administra e otimiza os sistemas vitais;
E os cosméticos representam o design de interface o UI.
O problema que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais desenvolvendo projetos complexos e cheios de funcionalidades e de difícil navegabilidade. Outros desenvolvem projetos para robôs, ou seja, sites feito para SEO.
Desenvolvendo um site pensando no usuário, fará com certeza que o seu site se destaque dos demais. Fazendo que o seu site tenha mais conversão e com usuários felizes.
Outra ponto importante é: Todas as atualizações do Google para posicionamento nos mecanismos de buscas estão relacionadas as boas experiências dos usuários dentro do seu site, portanto se você se preocupa com o seu consumidor, não terá problemas com futuras mudanças do Google e em posicionamentos.