Pantone anuncia a cor de 2023

13.12.2022

O ano está acabando e a Pantone – empresa norte-americana que desde 2000 escolhe a cor que vai simbolizar as tendências de moda, design e cultura, do ano subsequente – anunciou “Viva Magenta” a cor do ano de 2023.

O processo para a escolha da cor do ano Pantone requer sempre uma análise de tendências consistente apresentada pelos experts em cores do Pantone Color Institute. Para chegar à decisão a cada ano, eles analisam detalhadamente o mundo inteiro procurando por novas influências de cores. 

A definição da cor passa por uma pesquisa que inclui a indústria do entretenimento e filmes ainda em produção, exposições de artes famosas viajando pelo mundo, novas matérias primas, texturas e efeitos. A ideia é mapear comportamentos, tendências, estéticas e mudanças que representem o espírito do que estamos vivendo.

Da família do vermelho carmesim, a cor escolhida, Viva Magenta, possui tons de vermelho brilhante, forte e profundo, combinado com toques de azul, do qual resulta um rosa escuro ou púrpura.

A cor de 2023 proposta pela marca, foi inspirada em um dos corantes naturais mais preciosos do mundo, além de um dos mais fortes e brilhantes que existem.

De acordo com a divulgação da empresa, a Viva Magenta vibra com energia e força, nos reconecta à matéria original, invocando as forças da natureza. Nesta era repleta de tecnologia, a inspiração da cor se dá naquilo que é real, reconstruindo e fortalecendo o nosso interior.

A cor inconvencional

Descrita como um “tom inconvencional para um tempo inconvencional” a cor escolhida serve também de inspiração para a exploração da dinâmica entre a criatividade humana e Inteligência Artificial.

Considerada uma cor híbrida, o Viva Magenta se estende entre o físico e o virtual, abrindo portas ao projeto “Magentaverso” da Pantone, uma exposição colaborativa multissensorial, que apresenta salas imersivas.

Aplicação da cor

Milhões de designers e fabricantes ao redor do mundo confiam nos produtos e nos serviços Pantone, para ajudá-los a definir, comunicar e controlar suas criações. 

A cor é uma ferramenta de comunicação poderosa e pode influenciar o humor, as reações fisiológicas e até mesmo as decisões que as pessoas tomam. É por isso que muitos profissionais do setor do design aguardam ansiosamente pela divulgação das novas paletas, visto que elas impactarão nas escolhas criativas de futuros projetos.

Como a cor do ano é escolhida com base em uma série de pesquisas, levando em conta o sentimento da população mundial com relação ao ano que se inicia, devem guiar diversos campos, como moda, decoração, artes, entre outros.

Juntamente com a Viva Magenta, o Pantone Color Institute lançou também uma paleta de cores que funcionam bem com ela. As cores que melhor complementam o Viva Magenta são:

  • Corniso pálido, PANTONE 13-1404
  • Areia cinza, PANTONE 13-1010
  • Cinza Lilás, PANTONE 13-3804
  • Pale Khaki, PANTONE 15-1216
  • Campos de Centeio, PANTONE 15-1115
  • Cinza Ágata, PANTONE 15-6307
  • Plein Air, PANTONE 13-4111

E você, conseguiu visualizar a cor sendo usada em suas criações?

Siga a Oxigenweb e não perca as principais novidades do setor criativo!

Sobre o autor

1

Jessica Corte

Deixe seu comentário