Posicionamento digital nos diversos tipos de negócios

Jessica Corte

Escrito por Jessica Corte

15 | 09 | 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Falar de posicionamento é falar de estratégia e de como o seu negócio se apresenta para o consumidor. É muito comum vermos, em páginas de empresas, conteúdos que não possuem qualquer relação com o que o negócio em questão faz.

São piadas, mensagens motivacionais de “bom dia” e “boa tarde”,  fatos curiosos ou datas comemorativas que não possuem qualquer relação com o mercado em que a empresa atua.

O problema é que, ao apostar em conteúdos genéricos como esse, as empresas deixam de desenvolver um bom posicionamento digital e no ambiente digital ele se torna cada vez mais imprescindível para a construção de um negócio de sucesso.

Ficou interessado no assunto e gostaria de saber mais sobre a importância de ter um posicionamento digital e como fazer? Continue a leitura do artigo!

A importância do posicionamento digital para a sua empresas

O interessante aqui é destacar que o posicionamento não acontece na empresa, mas sim na cabeça do cliente, ou seja, como a marca é vista pelas pessoas. No caso do posicionamento digital, essa ideia consiste na forma como o seu negócio é visto no ambiente digital.

Sua empresa precisa ocupar uma posição de grande referência em um tema e é importante que o consumidor, ao buscar sobre um produto ou serviço, encontre soluções nas suas páginas.

Isso é importante porque, quanto mais sua empresa focar em um tema ou posição, maior a probabilidade de ser reconhecida por ele e de os potenciais clientes lembrarem dela quando pensarem no assunto do seu negócio.

Confira algumas dicas para desenvolver um posicionamento digital consistente

Agora que você já sabe do que se trata um posicionamento digital, siga algumas dicas que separamos para você.

  1. Mantenha-se dentro do tema do seu negócio

A sua presença nas mídias digitais vai atrair pessoas e criar uma comunidade, sabendo disso é muito importante haver uma ideia, um assunto que interesse a todos que ali estão.

Fugir do seu tema dá margem para que algumas pessoas fiquem descontentes e muitas vezes podem ser essas as mais interessadas no seu produto. Saiba que o conteúdo educativo sobre o seu negócio faz parte do interesse comum daqueles que ali estão e é isso que os seus seguidores esperam ver ao acompanhar você.

  1. Evite guiar-se por métricas de comentários e curtidas

Métricas como curtidas e número de respostas são sim importantes, mas não podem guiar o seu negócio. Esses números indicam de forma excelente a velocidade, mas antes de chegar lá você precisa determinar a direção.

De nada adianta a velocidade se o seu conteúdo não estiver bem direcionado, isso causará apenas uma “boa aparência” mas não significa que na prática as coisas estão indo bem.

  1. Crie diretrizes que vão guiar os seus conteúdos

Para ajudar no seu posicionamento digital, você precisa criar políticas de conteúdos, para isso, tenha essas respostas bem definidas:

  • Como você deseja que a sua empresa seja vista? Identifique a imagem que você deseja conquistas;
  • Quem é o seu público alvo? Identifique quem é o público que você deseja conversar, pensando em características dos seus consumidores;
  • Quais conteúdos e assuntos são atrativos para o seu público? Identifique temas que interessam o seu público alvo e que reforcem a imagem que você deseja transmitir do seu negócio.

Você já deve ter percebido que a definição do posicionamento digital é um ponto de partida para a construção de uma marca forte e um negócio de sucesso. E as estratégias de marketing de conteúdo vão fazer a diferença na hora de posicionar a sua empresa frente a concorrência. 

Claro que nem sempre isso é fácil, mas você pode contar com a ajuda de profissionais qualificados que vão te ajudar nesse processo. 

A Oxigenweb é uma agência digital que atua na produção de sites completos, landings pages e one pages com profissionalismo e inovação.

A equipe é formada por colaboradores capacitados e está pronta para alavancar projetos desafiadores.

Sobre o autor

Jessica Corte

Jessica Corte

Deixe seu comentário

2 × 2 =