QR Code: Sua atualização no mercado

Ana Luiza

Escrito por Ana Luiza

26 | 08 | 2020
Tempo de leitura 4 min de leitura

A mudança dos hábitos dos consumidores e o modo que usufruímos cada tecnologia estão sempre em transição, e o QR Code não fica fora desse comportamento.

Mesmo que nosso contato com ele tenha crescido mais recentemente o QR Code, ou Quick Responsive Code (código de resposta rápida), nasceu em 1994 no setor automobilístico pela empresa Denso Corporation (grupo Toyota), e se tornou popular pela sua versatilidade e praticidade, principalmente por conseguir carregar maiores dados em sua estrutura do que seu primo mais velho, o código de barras.

Por ser mais intuitivo no seu uso, e hoje seu leitor estar presente já nativo na maioria das câmeras de celulares com sistema Android e Ios, a popularização do QR Code para inúmeras funções se tornou rápida e expoente e caiu no gosto dos consumidores, já que simplifica tarefas que já exercíamos a algum tempo.

Confira nesse post um pouco mais sobre suas funções e como esse código pode facilitar sua vida de várias formas! Continue a leitura.

Como funciona os QR Codes?

Os QR Codes são códigos de barra bidimensionais, ou seja, em 2d, que ao serem scaneados através de uma câmera direcionam a um site, localização, e-mail, contato, produto, aplicativo, entre outros! As possibilidades de aplicação se tornam inúmeras e torna a usabilidade e experiência algo único e com possibilidades de personalização.

Seu diferencial é trabalhar com informações em seu código tanto na vertical quanto no horizontal, com menos limitações e fácil decodificação otimizando seu uso. Sua fácil assimilação, torna a ferramenta ainda mais popular já que conseguimos entender de forma rápida ao ver o código que temos possibilidade de maiores informações através dele.

Além disso, a criação de um QR Code é acessível a todos os usuários através de aplicativos geradores do código. Sendo eles os mais populares:

Qr Code Generator: https://br.qr-code-generator.com/
E-Lemento: https://e-lemento.com/
QR Code facil: https://www.qrcodefacil.com/
Invertexto: https://www.invertexto.com/gerador-qr-code

Algumas dessas plataformas ainda dão possibilidade ao usuário de analisar e acompanhar o desempenho de abertura do link contido no código. Com toda certeza algo útil, não é mesmo?

QR Code no universo financeiro

Um dos mercados onde a aplicação do QR Code se tornou mais difundida atualmente é o financeiro. Um grande passo na experiência do usuário onde a facilidade de utilização do celular, já sempre presente em nossas mãos, para a leitura de um pagamento através de código é muito mais promissora que a cédulas ou cartões de plástico usados tradicionalmente.  

Instituições financeiras digitais, como a Nubank, Picpay, Inter, Mercado Pago, foram as percussoras desta inovação na forma de pagamento e transferências bancárias e já refletem nas instituições tradicionais que buscam uma forma de se atualizar e estar em equiparadas com suas concorrentes mais novas, como o recente It, do Itaú.

Um exemplo dessa presença forte da digitalização do pagamento através do QR Code, foi a forma de contribuição nas doações nas Lives de diversos artistas que aconteceram, e ainda acontecem, porém em menor escala, durante a pandemia. Com apenas um celular em mãos e um clique, era possível realizar uma doação e participar daquela experiência tão em alta no começo do isolamento social por conta do COVID-19.

Sobre esse panorama de novos hábitos de pagamentos, o QR se destaca por não necessitar de contato físico entre a máquina de pagamento, ou caixa e o consumidor. Em um momento em que a restrição do toque é algo de extrema importância a tecnologia se torna um ponto muito favorável.

A popularização da facilidade de pagamento aplicada através da leitura do código se tornou tão eminente que empresas, que até então não são ligadas diretamente ao universo financeiro, começaram a efetuar a forma de recebimento via código em seu universo. Caso da Ifood Pay, descendente da gigante de delivery de comida Ifood. Através da plataforma é possível realizar pagamentos diretamente via códigos que podem ser posicionados em locais estratégicos do estabelecimento contratante do serviço que confere maiores benefícios tanto para eles, quanto para os clientes que optarem por eles como forma de pagamento.

Do online para vida real: como o QR Code quebra barreiras

Trazendo a possibilidade de agregar maiores informações e despertar a curiosidade daqueles que estão consumindo determinado conteúdo, o QR Code se destaca do mundo virtual e cria uma experiência personalizada e mais profunda para diversos setores.

Nos museus a ferramenta ganha cada vez mais espaço, levando interatividade e informações complementares ao conteúdo exposto. Forma de entregar ao visitante maiores informações quando ele busca.

Outras utilizações vêm cada vez mais nos aproximando da tecnologia do QR Code: coleiras de animais de estimação contendo o código direcionando a dados do pet e do dono para fácil identificação, validação de ingressos em eventos, aplicativos de delivery, transportes públicos, realidade aumentada, entre muitos outros.

A invasão dos QR Codes em outras mídias

Cada vez mais presentes em nosso dia a dia, os QR Codes não poderiam ficar de fora do universo das mídias e eles vem cada vez mais ganhando seu espaço oferecendo maiores informações, facilidade e até conteúdos exclusivos aos usuários.

Uma dessas aplicações que se tornou expoente recentemente são as propagandas veiculadas em TVs que fazem uso da ferramenta como forma de direcionar e dar ao telespectador informações mais completas sobre seu produto ou serviço. O código fica presente na tela no momento da transmissão da propaganda, posicionado estrategicamente despertando curiosidade da audiência. Uso similar ao já feito em revistas.

Sendo possivelmente a funcionalidade mais popular utilizada hoje em dia do QR Code, o Whatsapp Web utiliza da tecnologia para validação de usuário que acessa o aplicativo via computadores. De forma fácil e rápida, você consegue uma interligação da ferramenta.

Recentemente o Instagram introduziu a possibilidade de adicionar e divulgar o seu perfil através do código. A novidade substituiu as antigas tags e são uma forma de levar as pessoas ao perfil indicado rapidamente sem necessitar da busca pelo usuário. A nova ferramenta ainda dá a viabilidade de personalização do QR Code, com emojis, selfies e backgrounds coloridos.

São inúmeras possibilidades da integração do Online > Offiline > Online.

E você? Quais serviços que você já utiliza que fazem uso do QR Code? Conta para gente nos comentários as suas experiências com essa tecnologia!

Sobre o autor

Ana Luiza

Ana Luiza

Graduanda em Marketing. Carioca apaixonada em Mídias Sociais e Mundo Digital.

Deixe seu comentário

nove − 3 =