ROI – Seus investimentos estão valendo a pena?

Natalie Ferreira

Escrito por Natalie Ferreira

06 | 10 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

O primeiro passo na escolha de onde investir para que seu negócio obtenha maior lucro é entender as estratégias mais eficientes. Para isso, é necessário calcular o ROI de sua empresa e agir em cima de seus resultados. Mas, você sabe o que é ROI e para que ele serve?

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return on Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Serve como um indicador que mostra quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento realizado.

O cálculo do ROI pode ser usado em tudo que visa algum lucro futuro, como campanhas de marketing ou novas estratégias para obter clientes, por exemplo. Pode ser calculado em diversas áreas como ROI do Marketing Digital, ROI de e-mail marketing, ROI de SEO, ROI de projetos, etc.

Assim, é possível saber o que funciona bem na sua empresa e o que não funciona. Isso serve para novos investimentos e também para otimizar aqueles que já estão dando certo.

Por que utilizar o ROI no Marketing Digital?

As ações de marketing digital são muito eficazes, mas podem dar resultados diferentes dependendo do seu nicho de mercado ou público-alvo, entre outros fatores. Por isso, acompanhar o retorno sobre investimento é imprescindível para o sucesso de seu negócio.

O cálculo do ROI com precisão ajuda a obter respostas como: quais são as maiores fontes de lucro da empresa; quais canais de comunicação são mais eficazes; informações sobre o desempenho da campanha e processo de vendas; atendimento ao cliente; e resposta dos usuários.

O ROI te direciona e, com esses resultados, é possível buscar informações mais detalhadas sobre cada um desses itens.

Como calcular o ROI

A maneira mais simples de calcular o ROI é seguindo esta fórmula:

ROI - Retorno sobre investimento

ROI = lucro do investimento-custo do investimento/custo do investimento.

Algo importante a observar é que o lucro do investimento não é o ganho total em vendas, e sim a margem de lucro sobre cada venda.

Também existem ferramentas que você pode usar para calcular o ROI de forma precisa e eficiente. Essas ferramentas estão disponíveis na internet e dão ajuda prática na hora de se planejar e fazer ajustes na sua estratégia.

Ao acompanhar o ROI é importante ser abrangente, analisar o negócio como um todo, mas, também ser específico e analisar cada área individualmente. Assim, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.

Como otimizar os resultados

Além de aprender a calcular o ROI é necessário atenção em alguns pontos para usar os resultados de forma correta em seu negócio.

É importante adaptar-se rapidamente: Saber mudar a direção de suas estratégias quando os resultados não estiverem positivos.

Ficar atento ao mercado: Observar os avanços tecnológicos, os concorrentes, a evolução dos gostos, desejos e necessidades do seu público.

Ter paciência ao avaliar os investimentos: Dar um tempo razoável para que as campanhas tragam retorno, não desperdiçar uma estratégia que daria certo por fazer mudanças antes da hora.

É evidente que o ROI tem grande significância para a análise de resultados de uma empresa. Assim, seus resultados devem ser usados como ponto de partida para tomar boas decisões e elevar o lucro de seu negócio.

Sobre o autor

Natalie Ferreira

Natalie Ferreira

21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por comunicação.

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