Social Listening

Rebeca

Escrito por Rebeca

05 | 04 | 2022
Tempo de leitura 2 min de leitura

Você sabe o que é Social Listening? Traduzido ao pé da letra, soa como “escuta social”.

É um conjunto de ações cujo objetivo é identificar conversas e comentários relevantes para a marca diante das redes sociais, sempre com base em temas e termos específicos ao universo da comunicação do negócio em questão.  

Essas ferramentas de Social Listening ouvem o público mesmo à distância, se mantendo informado sobre os assuntos interligados aos negócios da marca e monitorando palavras-chaves que estão sendo abordadas online.

Através disto, é possível observar o que seu concorrente anda fazendo, o que o mercado está oferecendo e buscando, as necessidades do público-alvo, entre outras. Então, no final das contas, você irá escutar o que está sendo dito sobre sua marca e assuntos correlatos, para conseguir insights e interagir com seu público.

Os benefícios e estratégias são variados, como:

– Monitoramento de marca: Através de palavras-chaves

– Oferecer suporte ao cliente:

De acordo com uma pesquisa da Hootsuite, 59% dos americanos com contas em redes sociais pensam que o serviço ao cliente por meio das mídias sociais fez com que seus problemas fossem resolvidos mais facilmente.

– Redução do impacto negativo de reclamações na internet;

Com a junção do monitoramento das redes, é importante sempre buscar soluções rápidas para os clientes, para que dessa forma, seja reduzido o impacto negativo com reclamações e dores do cliente diante do serviço ou produto oferecido pela empresa.

– Ficar por dentro de tendências;

As redes sociais estão em constante mudança e sempre com novas ideias e estratégias para com o público e se manter atualizado é essencial, para não deixar passar oportunidades de crescimento para sua marca.

– Gerar insights para o seu negócio.

Essa atenção com seus concorrentes que atuam no mesmo ramo que sua empresa pode te ajudar a ter novos insights e separar práticas que dão certo e as que não dão certo.

Entre outras.

Para colocar todos os pontos da estratégia de Social Listening em prática, indicamos algumas ferramentas que podem facilitar seu dia a dia na hora de monitorar.

– Tweetdeck: é uma plataforma exclusiva do Twitter que permite uma busca de palavras-chaves dentro da rede.

– Google Trends: te ajuda a acompanhar o crescimento de buscas por palavras-chaves além de trazer os principais termos em alta nas pesquisas

– Mention: ele vai além do rastreamento das redes sociais e pode te ajudar na hora de identificar aparições em outras mídias e jornais.

– Quintly: é mais completa e profunda, entregando um panorama sobre a sua empresa em todo o universo digital.

E aí, deu para compreender sobre esse universo fantástico do Social Listening? É incrível! Não deixe para depois e comece já a aplicar na sua empresa.

Sobre o autor

Rebeca

Rebeca

Formada em Publicidade e Propaganda, apaixonada pelo mundo digital, criação de conteúdos e fotografia. Atuante em Social Media.

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