Como produzir um bom storytelling

Rebeca

Escrito por Rebeca

12 | 08 | 2022
Tempo de leitura 2 min de leitura

Storytelling é um termo que vem do inglês. Story de “história” e telling de “contar”, que é relacionada a forma como essa mensagem é apresentada. É utilizada em vários meios, inclusive no marketing. 

Basicamente significa contar histórias usando certas estratégias para transmitir a mensagem de uma maneira marcante, para que se conecte com o leitor e que mostre um diferencial, não sendo só mais uma história. 

Com boas estratégias para transmitir essas mensagens, as chances de ficar marcado na mente de quem consumiu aquele conteúdo são altas, podendo assim, chegar no resultado esperado. 

Por mais que o conteúdo que você deseja compartilhar não seja uma narrativa, é de extrema importância elaborar isso em tópicos bem estruturados para que a ideia seja de claro entendimento. 

O que você vai encontrar neste artigo:

Aqui vão algumas técnicas para um bom storytelling:

1 – Reúna o máximo de informações possíveis a respeito do assunto que você quer transmitir, pois essa é a base para um storytelling autêntico:

2 – Defina a forma que você vai usar as informações coletadas no item anterior;

3- Seja objetivo e foque nas partes relevantes que devem ser comunicadas, o ambiente, personagens e o conflito. O principal fator que deixa a audiência “presa” ao que está lendo é o conflito, a fim de motivá-lo a percorrer toda a jornada.

4 – Defina o meio em que será transmitido a mensagem e adeque ela. 

Ex: se for um storytelling por vídeo, pense no volume da voz do narrador, música e afins. Se for em texto, atente-se a pontuação correta, parágrafos bem distribuídos, divisão do texto e ritmo necessário para a compreensão de quem estará lendo.

No storytelling, dentro do marketing, especialmente associado aos negócios, temos algumas estratégias para estruturar sua história, servindo de um bom ponto de partida para qualquer brainstorming. 

  • Incluir na narrativa da história, partes relacionadas ao uso do produto da divulgação ou marca;
  • Desenvolver essa história mostrando porque a compra do produto ou serviço deve ser feita;
  • Utilizar de arquétipos para posicionar sua marca na mente dos consumidores;
  • Analisar a abordagem dos concorrentes diretos para poder ofertar o seu diferencial 

O storytelling, além de ser aplicado nas vendas do seu negócio, como no exemplo acima, também pode ser abordado na produção de conteúdo e na consultoria.

Sobre o autor

Rebeca

Rebeca

Formada em Publicidade e Propaganda, apaixonada pelo mundo digital, criação de conteúdos e fotografia. Atuante em Social Media.

Deixe seu comentário

4 + dezoito =