Tendências de SEO para 2016

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

21 | 06 | 2016
Tempo de leitura 3 min de leitura

Quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization) / Otimização de Sites sabe que o Google muda constantemente assim como qualquer outra ferramenta de Marketing Digital, e essas mudanças vem aumentando a cada ano.

O objetivo do Google sempre foi trazer o melhor conteúdo para o usuário, e esse ainda é o seu principal desafio, além de trazer a melhor lista de possíveis resultados para os seus usuários.

Com o avanço da inteligente artificial, o buscador já vem utilizando em seus resultados a machine learning e natural language, assim, aumentando a sua escala e sua velocidade para trazer os resultados, substituindo ou complementando o uso dos algoritmos convencionais.

E com todos esses avanços aumentam as possibilidades e ferramentas para desempenhar um bom trabalho de SEO, confira a lista de tendências de SEO para 2016.

Mobile

Esse não é novidade, mas não custa nada reforçar não é? O número de usuários conectados no celular vem aumentando a cada ano, isso fez com que as buscas feitas no mobile ultrapassem dos desktops e isso é uma realidade sem volta. Portanto se você não tiver um projeto mobile, está perdendo acessos e consequentemente possíveis negócios. Lembre-se buscas feitas através de acessos móveis terão diferenças de resultados para o desktop.

Sites via HTTPS se tornarão padrão

No final de 2015 o Google reforçou que uma web segura precisa ser prioridade, e que, em virtude disso sites que possuem protocolo HTTPS terão melhor visibilidade para o mecanismos de buscas. Portanto se o seu site ainda não tem, é preciso coloca-lo em seu roadmap. Outra coisa, caso você migre para o HTTPS não esqueça os redirecionamentos (301) ok?

Conteúdo ainda é REI

Este está desde os primeiros conteúdos de SEO, não adianta você querer aparecer na primeira página com a palavra PASTEL se ela não se encontra no site. SEO também não é milagre. Você precisa ter conteúdo em seu site e quando eu digo conteúdo é de qualidade. Porém você sabe o que é conteúdo de qualidade? Alias, qual é o conteúdo de qualidade para o seu cliente? Ou usuário? Para criar um bom conteúdo você precisa identificar, entender e conhecer o seu cliente, o que ele gosta, curte, compartilha. Interaja e ofereça algo de valor para ele.

APPS

O Google vem indexando os aplicativos desde 2013 e cada vez mais vem aperfeiçoando as suas buscas. Porém em novembro do ano passado foi a primeira vez que passou a fazer streaming do conteúdo de alguns aplicativos, ainda em testes e apenas em sistema Android, direto nos resultados de buscas. Já demonstra que já se preocupa com isso, ou seja, além do buscador indexar: notícias, imagens, vídeos, mapas, pdfs está também preocupado com o mobile.

Links Externos

Um dos primeiros algoritmos de busca do Google dependiam muito dos links externos para saber a boa reputação de sites (quanto mais sites linkando para o seu site, mais relevante você é, correto?). Porém já não é novidade que ao longo dos anos esse fator já tenha perdido relevância, isso tudo porque links são fáceis de serem manipulados e criados artificialmente (técnica Blackhat).

Porém links com relevâncias com assuntos em comum e alta relevância dos dois sites ainda ajudam em uma boa reputação. Acreditamos que relevância e reputação atualmente não dependem apenas de links externos e sim também de outros fatores como: redes sociais, e-mails e outros.

SEO + Panejamento

Não adianta estar bem posicionado no Google se isso não te traz retorno (conversão R$), portanto SEO não é apenas técnica para posicionar bem o seu site.
É planejamento, e quanto antes você criar menos trabalho e mais resultados você terá.
Crie um planejamento de comunicação da marca, uma boa navegação e experiência para os usuários, crie call-to-action, landing-page e gere leads e vendas.

No Brasil, o Google é utilizado por mais de 94% dos internautas. Por isso, estar bem posicionado na principal ferramenta de busca é essencial para os seus negócios.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

10 − oito =

Comentários

Miguel medeiros
Poderia me explicar um pouco melhor sobre o 301? Não entendo direito sobre isso.. Aguardo
Mauricio Shinmi
Olá Miguel, Em linhas gerais, o Redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que a Página A agora é a Página B, de forma que quando o visitante acessar a Página A será automaticamente remetido para o endereço da Página B. Isso é de extrema importância em casos de mudanças de URL, pois todo o trabalho que você teve em posicionar aquela URL no Google você poderá perder se não avisar o Google. Espero ter ajudado. Abs
Joana
Essa do Https eu não fazia ideia.. Obrigada pela dica! Esse Google sempre atualizando. ?
Mauricio Shinmi
Olá Joana, sim, o HTTPS é apenas um dos critérios dos milhares que existem para estar bem posicionado, porém aconselho implementa-lo em seu site, para isso você terá que ter em sua hospedagem IP FIXO + certificado de segurança. Qualquer dúvida estou a disposição! Abs
Fabio
Importante esse artigo e bem notificado sobre o que é conteudo de relevancia para o seus clientes.. Acho que hoje vai muito além de textos, hoje é texto, imagens, videos, e books e outros.
Mauricio Shinmi
Concordo Fábio, hoje os vídeos estão em evidências, as pessoas estão cada vez menos lendo e mais vendo vídeos. Isso é uma questão lógico, mais fácil e prático! E o vídeo é bom também que além de explicar bem o conteúdo faz com que as pessoas fiquem mais tempo em seu site. Além de trazer boa experiência para o usuário. Obrigado pelo ponto de vista!