Tendências tecnológicas

Geovanna Souza

Escrito por Geovanna Souza

31 | 03 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

O ano de 2016 já possui suas tendências tecnológicas. Consequentemente, a área do marketing digital, ganha novas formas e técnicas a serem utilizadas

“Projetar aplicativos móveis continua sendo um importante foco estratégico. No entanto, o agora se objetiva fornecer uma experiência que flui e explora diferentes dispositivos, incluindo sensores da Internet das Coisas e objetos comuns, como automóveis, ou mesmo fábricas″  David Cearley

Abaixo veja algumas das tendências:

  • NFC – Near Field Communication

Esse aplicativo permite que a empresa tenha um contato como consumidor, por meio de mensagens. Quando ele estiver nas proximidades do o estabelecimento, irá receber uma mensagem oferecendo o produto/serviço que ele vende. Ele também facilita os pagamentos por meio da tecnologia móvel.

A NFC é vista com um grande potencial para a receita publicitária. Isso por que o numero de celulares é surpreendente. O celular já virou o grande companheiro do consumidor.

  • Revolução da Interface

Tudo indica que o mouse está com seu fim próximo. A revolução da Interface esta focada no contado cada vez mais real com as pessoas.

Os consumidores estão cada vez mais buscando a Natural Human Interface – NUI (experiência humana natural)

  • Malha de dispositivos

Segundo Gartner , malha de dispositivo refere-se a um extenso conjunto de pontos utilizados para acessar aplicativos e informações ou para interagir com pessoas, redes sociais e sites no geral. Ele inclui dispositivos móveis, wearables(tecnologias para vestir), aparelhos eletrônicos domésticos, dispositivos automotivos e ambientais – como os sensores da Internet das Coisas (IoT).

A internet da coisas está relacionada diretamente com a realidade virtual. Um foco do marketing digital.

A Samsung investiu milhões em startup de realidade virtual.  A pouco tempo, foi lançado o Galaxy Gear VR, que reproduz conteúdo em realidade virtual.

“Projetar aplicativos móveis continua sendo um importante foco estratégico para a empresa. No entanto, o projeto objetiva fornecer uma experiência que flui e explora diferentes dispositivos, incluindo sensores da Internet das Coisas e objetos comuns, como automóveis ou mesmo fábricas. Projetar essas experiências avançadas será um grande diferencial para Fornecedores Independentes de Software (ISVs) e empresas similares até 2018″, afirma David Cearley, Vice-Presidente (Fellow) do Gartner.

https://www.youtube.com/watch?v=YXl3dKtfW_Q

  • Impressão 3D

Não é nenhuma novidade, mas sem dúvidas, é uma das grandes tendências para os próximos anos. Vários setores sofrerão adaptações para se adequar a essa tendência. Desse de consultórios médicos até setor automotivo. A média de crescimento de utilização dessa tendência é de 64,1% até o ano de 2019.

  • APIs abertas e serviços digitais

Essa tecnologia permite que o consumidor participe e influencie nas decisões de produtos da empresa, por meio digital. As APIs abertas (Interface de Programação de Aplicações) e os Serviços Digitais estão na lista de oportunidade para a inovação.

“Isto comprova que não há maneira melhor de engajar a audiência do que permitir que ela opine e participe no desenvolvimento de um determinado produto ou serviço”, afirma Brian Crotty, managing director da Razorfish no Brasil

  • Marketing na era dos grandes dados

Outra tendência é o Marketing na Era dos Grandes Dados.
O Marketing na Era dos Grandes Dados mostra o grande volume de dados de consumidores teoricamente “disponíveis” na web. É vista como uma ferramenta que possui linhas de dados em uma conversa mais direcionada ao consumidor, possuindo um feedback quase instantâneo.

 O que podemos concluir é que a tecnologia, a inovação, a interação com o consumidor e o Marketing Digital estão ligados cada vez mais. Por quê? Com o contínuo ciclo de inovação da tecnologia, fica cada vez mais viável à empresa, a interação com o consumidor, que é um dos objetivos do Marketing Digital e uma das formas de trazer mais resultados.

 

 

Sobre o autor

Geovanna Souza

Geovanna Souza

Deixe seu comentário

2 × 2 =