Tudo que você precisa saber sobre gatilhos mentais.

Danielle Muniz

Escrito por Danielle Muniz

12 | 07 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Para quem trabalha com Marketing Digital, entender sobre gatilhos mentais é uma mão na roda!

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todas as pessoas. Primeiro escolhemos emocionalmente e eventualmente usamos a razão para analisar e justificar nossas decisões.

Aprender persuasão e gatilhos mentais é saber dialogar corretamente com essa dualidade razão x emoção, aumentando assim as chances de convencer as pessoas a tomarem determinada ação.

Mas então, como usar dessa técnica para aumentar minhas vendas?!

Vamos lá: Qualquer um que venda coisas, seja online ou offline, deve conhecer, amar e respirar esses princípios.

Gatilho mental 1 – Reciprocidade

A reciprocidade nos diz que quando ganhamos algo nos sentimos na obrigação de dar outra coisa em troca.

E pensando bem quem nunca foi ao supermercado e acabou comprando algo só por sentir uma certa “obrigação” de levá-lo por ter experimentado uma amostra grátis?

Então é aqui que oferecemos brindes na compra de um produto, amostra grátis, até mesmo brinde em forma de conteúdo, algo que recompense o seu consumidor e o faça comprar seu produto.

Gatilho mental 2 – Escassez

Sabe aquele ditado “precisou perder para dar valor”?

É essa lógica que funciona aqui, as pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso.

É interessante usar gatilhos como “vagas limitadas”, “enquanto duraram os estoques” ativar o senso de urgência do seu consumidor, ou ele compra agora, ou ele pode não ter mais aquele produto.

Acredite, ele vai comprar!

Gatilho mental 3 – Exclusividade

As pessoas gostam de se sentirem únicas e especiais, esse é um gatilho bem simples, que quando bem usado, pode trazer excelentes resultados.

Usar gatilhos como “vip” “exclusivo” “peça única” funcionam muito bem, seu cliente irá comprar apenas para ter vantagens de consumo sobre alguém.

Gatilho mental 4 – Autoridade

As pessoas reagem bem a boas referências de consumo, as “autoridades” ou pelo menos pessoas que aparentam ser!

Mas como usar isso para vender?! Um exemplo, quando você vai comprar um móvel novo para sua casa, porque não comprar um móvel de um design renomado?

A essência da autoridade é exatamente essa, ter boas referências.

Gatilho mental 4 – Prova social

Esse gatilho nada mais é do que ter pessoas falando bem do seu trabalho, por isso é importantíssimo ter uma boa presença nas redes sociais, você gera credibilidade. A lógica do consumidor é: “se muitas pessoas consomem, o produto é bom”.

Gatilho mental 5 – Contraste

Há coisas boas, e outras nem tanto.

Aqui você vai mostrar para o seu consumidor que seu produto é bom, como? Colocando ao lado dele algo não tão bom. O que antes era visto como algo normal, vai ser muito melhor!

E funciona, porque nosso cérebro está acostumado a fazer comparações, toda vez que uma pessoa compara seu produto ou serviço com algo ruim, seu produto passa a ter mais valor.

E por fim:

Gatilho mental 6 – Surpresa

Surpresa, o nome já diz, você precisa surpreender seu consumidor.

Quando recebemos algo que não esperamos, um brinde inesperado, isso faz com que a satisfação em ter realizado determinada compra aumente.

Pronto cliente fidelizado, é o que todos queremos, não é mesmo?

Essas são as nossas dicas sobre gatilhos mentais, para não perder nenhuma novidade sobre marketing digital continue nos acompanhando!

Sobre o autor

Danielle Muniz

Danielle Muniz

Estudante de comunicação, estagiaria na área de social média, apaixonada por gatos, boas leituras, e fotografias!

Deixe seu comentário

dois × cinco =

Comentários

Antonio Carlos
Eu tinha lido isso em um livro a muito tempo atrás, e isso com certeza ainda é muito importante para trabalhar a persuasão. Muito legal ver essas estratégias sendo usadas no digital. Parabens pelo artigo. Gosto e acompanho sempre os artigos dessa agência.
Danielle Muniz
Olá Antônio fico muito feliz por ter se interessado pelo artigo! É Importantíssimo estarmos sempre antenados a essas técnicas, e usarmos no nosso dia a dia, trabalhar com mídia é um desafio, onde nos superamos todos os dias! Continue nos acompanhando, um abraço.