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Vendas, Marketing e Publicidade/Propaganda, qual a relação?

09.06.2021

Hoje em dia sabemos que marketing e publicidade/propaganda são passos essenciais para conseguir concretizar as vendas, fidelizar o seu público alvo e transformá-lo em um cliente assíduo  da sua marca. Porém, muitas pessoas não sabem diferenciar o que caracteriza realmente uma aplicação de marketing, publicidade/propaganda, bem como a atuação nas vendas. Pode parecer tudo a mesma coisa (tendo em vista que o objetivo é o mesmo), mas, na verdade, são funções distintas que se completam.

Se você está se perguntando agora: “Qual a relação de tudo isso com o sucesso do meu negócio?”

A resposta é um grande e sonoro: TUDO!

Se olhar a fundo as estruturas empresariais da atualidade, nota-se que existem diversos setores para as mais variadas funções. Então, é aqui que as funções se diferem; para cada tipo de ação e estratégia, existe um profissional responsável. Por exemplo, no quesito vendas, podemos contar com um gerente comercial; para as áreas que abrangem o campo da publicidade/propaganda, você pode contar com um gestor de marketing e uma agência de publicidade.
Cada função é muito diferente uma da outra, mas no final todas fazem parte de um único processo: a concretização do seu projeto.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos que explicam um pouco mais sobre cada função e como todas elas juntas fazem uma enorme diferença na hora de colocar a sua marca no mercado. Confira!

O publicitário

A primeira coisa para se entender é que a venda do seu produto se encaixa no processo final da estratégia. Eu sei que você está ansioso para começar a ganhar dinheiro, mas, para isso se tornar uma realidade, efetiva e consistente, é preciso entender toda a linha de produção.

Tudo começa com o nosso querido publicitário(a). Como uma mãe que gera um filho (parece exagerado, mas pelo menos aqui na O2 é assim que funciona – e funciona muito bem, diga-se de passagem) os publicitários são responsáveis por criar toda a ideia, desde o nome, a identidade visual, as cores, os slogans, ou seja: é esse profissional que dá vida ao seu projeto.

Publicitários… Quem são? Onde vivem? O que comem? Como reproduzem seus jobs?

Você encontra o publicitário ideal para o seu negócio em uma agência de publicidade. Nada contra aquele primo do seu amigo que faz “mais barato”, mas quando falamos em estratégia, não é sobre alguém que faz um panfleto ou uma arte “legalzinha” para as mídias sociais. 

Dentro de uma agência de publicidade, você encontra os mais diversos profissionais para cada tipo de segmento; são diretores de arte, planejadores de mídia, gerenciadores de marketing, e por aí vai. Cada função é parte do processo para dar forma a sua ideia, ou seja, um grande diferencial da agência é que você terá toda uma equipe mobilizada trabalhando e se esforçando diariamente para transformar o seu produto em um fenômeno. 

Além do que, a publicidade e propaganda é algo que evolui constantemente, muito rapidamente; os profissionais dessa área são responsáveis por se atentar às tendências e todas as novidades que podem ser aplicadas ao seu projeto, almejando sempre o melhor resultado.

Então, recapitulando: A publicidade e propaganda é responsável por dar forma ao seu projeto.

O marketeiro

Filho (projeto) posto no mundo, é hora de apresentar o segundo passo para o sucesso: Marketing.

Então, logo depois (mas não menos importante) do publicitário, temos o nosso querido gerente de marketing. Ele também faz parte da agência, também está na equipe, mas tem algumas peculiaridades. O marketeiro é responsável por alinhar as estratégias para apresentar o seu produto ao mundo. É com o marketing que você faz as análises dos seus negócios, gerencia as campanhas, sincroniza trabalhos internos e realiza os planejamentos mais oportunos e eficazes.

De acordo com o The Chartered Institute of Marketing, do Reino Unido, a definição de marketing se dá como “o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente gerando lucro”.  Ou seja, o marketing é responsável pelas etapas que antecedem à venda, é ele que cria as oportunidades de negócio para a sua marca, entendendo seu público e coletando leads.

Hoje em dia, de nada adianta ter um produto e não saber como vendê-lo. Não basta simplesmente oferecer. 

Por isso o marketing é tão importante; são diversos segmentos dentro dessa função; temos o marketing de conteúdo, de relacionamento, produto, guerrilha, viral, inbound marketing, outbound marketing… e por aí vai. É por meio dessa função que você consolida o seu produto, seja em mídias tradicionais ou digitais.

Recapitulando: O Marketing é responsável por gerenciar as estratégias e planejamentos para fazer o seu produto ter reconhecimento dentro do mercado.

Vendas

Chegou a tão esperada hora; são 6 letras, uma palavra e um sentimento: VENDAS! Eba!

Com o marketing fazendo a segmentação do público e atraindo leads, a parte de vendas tem a função de trabalhar diretamente com o cliente, utilizando o banco de dados coletados pelo marketing.

Enquanto as outras etapas desse processo se preocupam com o futuro do seu produto, as vendas trabalham com o momento do aqui e agora. Eles são responsáveis por argumentar e conseguir converter todo o projeto em vendas reais. É nessa hora que consultores de vendas mostram todo o seu talento e maestria, entendendo a necessidade do cliente sabendo levar a negociação. 

Para  o processo de vendas ter sucesso, é recomendável seguir alguns passos básicos, como:

Pré-venda: Onde você identifica quais serão os futuros clientes da sua empresa. Dessa forma você otimiza a prospecção, que é o próximo passo.

Prospecção: É a hora de definir o seu público-alvo, baseando-se na persona gerada pelas métricas do marketing.

Abordagem: Esse é o momento de colocar todo o trabalho até aqui em prática! Com o produto finalizado, prontinho para ser entregue ao consumidor, é hora de conversar diretamente com o seu cliente! O tudo ou nada depende desse momento; para isso existem várias táticas de vendas como sondagem, compreensão das necessidades e limitações do seu cliente, a inserção de produtos adicionais… e entre tudo isso, um ótimo atendimento é o que fideliza! Não economize na hora de ser solícito, educado, conhecer muito bem o produto e acreditar no seu potencial de vendas! Depois disso você parte para a negociação e o fechamento da venda.

Pós-venda: O último aspecto das etapas de vendas é o pós-venda. É aquilo que fideliza o cliente, e o torna seu freguês. Continuar o contato com ele depois da venda, não só para mandar promoções e novidades (o que também é muito importante) mas também para saber o que ele achou da compra, se está tudo certo, e colocar-se sempre a disposição é um grande diferencial.

Recapitulando: Vendas é o esforço e dedicação para vender não somente o produto, mas toda a ideia e conceito que a sua empresa construiu até aqui.

Ou seja, a relação entre publicidade/propaganda, marketing e vendas é que eles são complementos para fazer o seu negócio ganhar destaque e decolar!

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Sobre o autor

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Gabriela Chaves

Publicitária, social media e amante da internet. Criando um mundo de infinitas possibilidades.

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