Você sabe o que é Hashtag? Como utilizar? E para que serve?

Diogo Faquinha

Escrito por Diogo Faquinha

04 | 07 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Em meio há tantas novidades e opções no mundo digital hoje em dia, acabamos não entendo muitas o verdadeiro sentido ou utilidade de algumas “ferramentas”, como é o caso da Hashtag “#”. Originalmente criado em meados de 2007 para organizar tópicos, conteúdo e informações, a Hashtag ganhou popularidade através das redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook.

Mas o que realmente é uma Hashtag?

Hashtag nada mais é que uma palavra, procedida do uso do # (sustenido, jogo da velha). Geralmente utilizando “palavras chaves” sobre o assunto, cujo objetivo é organizar a informações ou enfatizar algum tópico dentro da contexto de algum artigo, post, noticia e etc…

Mas porque usar uma Hashtag?

Afim de organizar tópicos e conteúdos sobre o mesmo assunto, a utilização da “#” separa estas informações para que possam ser acessadas de forma mais rápida e pratica.
Exemplo: #viajar2016 – teoricamente quando você utiliza esse tipo de Hashtag, você está querendo dizer, armazenar, organizar, algum tipo de informação sobre o assunto “ Viagem em 2016”. Por isso o uso  nas redes sociais para serve para organizar conteúdos sobre notícias, informações e interesses sobre determinados assuntos.

Mas como utilizar essa “ferramenta”?

É, o uso desta ferramenta organizacional realmente é um assunto polêmico e complexo, pois em várias ocasiões, seu uso “feito de qualquer jeito”, acaba atrapalhando e bagunçando o que era para estar organizado e bem informado, deixando seus leitores mais confusos e perdidos.

Mas o que atrapalha e como evitar essa confusão?

Exemplo 1: #como #utilizar #uma #hashtag #corretamente – Realmente fazer uma “# “para cada palavra do seu texto não é uma boa opção. Com certeza essa forma de trabalhar com a Hashtag, mais atrapalha do que ajuda o leitor.

Exemplo 2: #comoutilizarumahashtagcorretamente – E ai? O que está escrito nessa? O uso de termos grandes e algumas vezes complexos, acaba mais atrapalhando do que ajudando. Primeiro porque o leitor precisará decifrar o que está escrito e segundo porque se tiver mais de uma “#” desta forma, ele precisará de um tempo maior para ler as Hashtags e outro para ler o conteúdo e com certeza essa não será uma boa experiência.

Exemplo 3: Em #2016 gostaria de #fazer uma nova #viageminternacional, conhecer #novasculturas, aprender uma #novalíngua e também ter a #oportunidade de ter umas #férias com alguns dias de #descanso e #boasfotos de #recordação.
Realmente usar a #hashtagnomeiodotexto” não é uma boa opção. Dificulta a leitura e muitas vezes torna a compreensão do enredo complexa, exigindo que o leitor precise ler mais de uma vez para poder compreender o que você está querendo dizer.

Mas como usar corretamente a Hashtag?

Uau! Ai está uma situação complicada de explicar, pois o uso e a interpretação vai de cada um, mas uma forma coerente, simples e objetiva de utilizar essa ferramenta é fazer o seu uso com moderação e ao final de seu conteúdo. Desta forma você permitirá que seu leitor, leia primeiramente o que você quer passar a ele, e depois enfatize os tópicos sobre o assunto que você acabou de dizer. #Hashtag #Usohashtag

Exemplo: Em 2016 gostaria de fazer uma nova viagem internacional, conhecer novas culturas, aprender uma nova língua e também ter a oportunidade de ter férias com alguns dias de descanso e boas fotos de recordação.
#viagem2016
#viageminternacional
#fotosviagem

É proibido usar a #Hashtag das outras formas? NÃO. Não tem regra do que é certo ou errado. Mas o que vale na hora de interagir com o seu público, é o bom senso do que é bom, de fácil assimilação e relevante.

Sobre o autor

Diogo Faquinha

Diogo Faquinha

Com formação acadêmica em administração de empresas e marketing digital, conta com 17 anos de experiência profissional na área digital. É sócio na Oxigenweb Agência Digital.

Deixe seu comentário

dez − dois =