De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa “WebShoppers” o faturamento no setor foi de R$ 6,7 bilhões, tendo um aumento de 40% em relação aos R$ 4,8 bi do 1º semestre de 2009.
Pedro Gausti diretor geral da empresa e-bit disse: “ A primeira metade de 2010 foi excelente em faturamento. Com certeza, a Copa influenciou os resultados, já que as pessoas adquiriram produtos de maior valor agregado, como TVs de tela plana. Além disso, por conta do final da redução do IPI, os consumidores decidiram antecipar a compra de produtos de linha branca para aproveitar impostos ainda reduzidos” .
As categorias de produtos que foram mais vendidas no primeiro semestre foram: “Livros e Assinaturas de Revistas e Jornais”, “Eletrodomésticos”, “Saúde, Beleza e Medicamentos” e “Informática e Eletrônicos”. Sendo a compra média de R$ 379.
Com essas pesquisas pesquisadores dizem que o setor caminha em passos longos para um recorde de faturamento, já que, históricamente, a segunda metade do ano é mais relevante e que pode representar até 55% do faturamento total. Já no segundo semestre, espera-se que as lojas-virtuais alcancem R$ 7,6 bilhões em vendas de bens de consumo (sem incluir a venda de automóveis e sites de leilão).
Com isso, a projeção é que o faturamento desse ano seja de R$ 14,3 bilhões até o final deste ano (2010), tendo um crescimento de até 35% em relação ao ano anterior.