Os e-commerce (lojas virtuais) de modo geral não estão sofrendo com a crise econômica. Em 2016 o Brasil faturou o total de R$53,4 bilhões, tendo um crescimento de 11% em relação a 2015.
E esse aumento é constante, em 2017 a previsão é um valor de R$ 59,9 bilhões, segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Vendas de fim de ano
Um estudo realizado pela Ebit as vendas de fim de ano totalizaram um valor de R$ 7,7 bilhões nas lojas virtuais em 2016, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Vendas no Black Friday
Outra data muito importante para as vendas é o Black Friday, que em 2016 tiveram as vendas 16 vezes maiores que a média diária do mês de novembro.
As categorias com maior lucratividade e vendas foram as de eletrodomésticos, acessórios, moda, celulares e decoração.
Apesar do alto número de vendas para essas datas as vendas de Natal não foram tão representativas.
Com o crescimento do número de usuários com internet, confiança de comprar online, facilidade de pesquisar produtos e preços ficou muito mais fácil pechinchar na internet, por isso o número de vendas online cresceram.