Os novos hábitos de consumo dos brasileiros: Como se adaptar?
Você já se perguntou como os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado ao longo das gerações? De…
Escrito por Mauricio Shinmi
Ano passado fiz um artigo sobre Chatbots, se você ainda não viu segue link: O que é Chat Bots?
Pois é, chegou para o Brasil e com força total e isso é bem bacana, você sabe porque?
Os robôs de “auto-atendimento” oferecem atendimento personalizado para os seus clientes, de forma com que eles não precisem ficar em filas para resolver coisas básicas como: status do pedido, localização, horários e outros.
E isso é importante tanto para o consumidor (tempo) como para o empresário (custos).
Tempo: em dias atuais as pessoas precisam de coisas rápidas e praticas, pois, tempo se tornou algo escasso em nosso dia-a-dia.
Custos: Manter uma equipe de atendimento para responder diversos chamados com as mesmas perguntas é caro, os ChatBots resolvem os problemas através de regras ou inteligência artificial;
Baseado em Regras:
São mais limitados pois dependem de comandos específicos (palavras-chave), ou seja, se você fazer qualquer pergunta que não está em suas regras ele não saberá responder, por isso normalmente já estabelecem os comandos para os usuários.
Baseado em Inteligência Artificial:
Quanto mais as pessoas utilizarem mais inteligente o ChatBot fica, ou seja, ele tem a capacidade de aprender e entender a linguagem natural, não apenas comandos.
“Máquinas devem trabalhar; pessoas devem pensar”
A grande vantagem do ChatBot é exatamente evitar com que os atendentes percam tempo respondendo coisas rotineiras e que poderiam ser resolvidas por robôs, e focarem em resolver problemas específicos onde os robôs não consigam atuar.
Mesmo que eu acredite que 2017 será o ano do ChatBot é importante ressaltar que ainda estamos no começo dessa tendência e vamos ter grandes desafios como: processamento de linguagem natural, inteligência artificial, experiências complementares, tecnologia e outros.
Por isso diversas marcas já abriram suas plataformas para os desenvolvedores criarem ChatBots (como Facebook, Microsoft, Google e até mesmo Apple).
E é isso meus amigos! Fiquem ligados nas tendências de 2017, siga nosso blog e inscreva-se para receber atualizações;
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
Deixe seu comentário