A chegada do Facebook Topic Data ao Brasil

Marcelo Vales

Escrito por Marcelo Vales

09 | 05 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Recentemente foi divulgado a parceria entre a DataSift e o OpSocial, plataforma que pode fornecer dados de mídias sociais para qualquer empresa em todo o país. E com isso a chegada do Facebook Topic Data ao Brasil pode fazer com que as empresas tenham em mão o comportamento das audiências e o que motivou a interação daquele público na rede social.

O Facebook Topic Data já está disponível em 11 idiomas e 139 países, incluindo o Brasil! Veja como ele funciona abaixo. 😉

Depois que Facebook fechou as buscas públicas na rede social, ele criou o Facebook Topic Date e selecionou o DataSift para enriquecer esses dados e distribuir para as plataformas do mundo todo. Ele é diferente do monitoramento tradicional que já é feito. Uma das principais diferenças é a quantidade de informações, com o FTD você consegue até 6x mais características do seu público.

FTD

A imagem acima mostra o conjunto de informações desse sistema, ele acessa o conjunto de dados, é aplicado uma série atributos, esses dados são enriquecidos e é devolvido para o cliente uma análise de acordo com sua necessidade. Também é possível ver os dados demográficos, a divisão por países e seus estados. Além disso, é possível saber se o público se constitui por mais mulheres ou homens e a faixa etária dos mesmos.

No monitoramento tradicional, só o post em si é levado em consideração. Já com o FTD é analisado praticamente tudo, desde curtidas, compartilhamento, até comentários positivos e negativos.

Você vai poder cruzar cada vez mais informações e definir perfis de audiências mais específicos. Isso vai fazer com que você descubra todas as respostas sobre determinado assunto, desde que ele tenha sido falado no Facebook. Com o tagueamento automático você consegue identificar padrões e o comportamento que as pessoas estão tendo de acordo com certos produtos, ideia ou serviços.

Com a ferramenta do FTD você vai descobrir quem tem interesse no seu serviço, pessoas que não querem e o porquê, qual o perfil dessas pessoas que querem e que não querem e quais as preferências de cada uma delas.

Resumindo, você vai saber quais as percepções do público em relação a sua marca, como está o engajamento do seu público-alvo, situação da sua imagem comparada à dos seus concorrentes e se sua campanha está sendo atingindo os objetivos esperados.

Sobre o autor

Marcelo Vales

Marcelo Vales

Futuro publicitário, apreciador do conhecimento nessa vida efêmera.

Deixe seu comentário

dois × cinco =