Design Thinking – o que é ?

Alana Rosa

Escrito por Alana Rosa

28 | 04 | 2015
Tempo de leitura 3 min de leitura

Design thinking

Tem se ouvido falar muito sobre a estratégia de Design Thinking por trazer um diferente método de solução. Problemas relacionados à análise de conhecimento, aquisição de informações e propostas de soluções, o Design Thinking está fortemente associado à consultoria da IDEO, empresa norte-americana que desenvolve inovações em produtos, serviços e negócios, com base no pensamento do designer, ou seja, o objetivo básico é a criação; não só de produtos, mas agora também de caminhos.

O uso do design para desenvolvimento de projetos já vem sendo estudado a mais de 30 anos, hoje ele chega com força total na área de negócios para ajudar você e a sua empresa a inovar na prática.
Não basta estar atualizada a empresa deve ser movida pela motivação.

Muitas empresas ainda falham na construção de projetos inovadores e não alcançam o resultado desejado.

O Design Thinking procura soluções inovadoras para essas falhas; soluções impecáveis e com novas funcionalidades que tragam automaticamente mais experiências, valores e significados para a empresa e seus consumidores.

Design Thinking

Para exercer esse método é fundamental que o foco esteja voltado totalmente para o consumidor, este é o primeiro passo. Só depois de obter todas as informações que se referem ao consumidor e a relação que ele tem com o produto ou serviço que sua empresa oferece é que vão sendo descobertas as novas soluções. O consumidor tem todas as repostas que sua empresa precisa, afinal, você trabalha para atender as ambições dele.
Esse processo passa por diversas fases como se fosse um funil e evolui cada vez mais, até que tudo se torne viável e até que em cada ângulo tenha uma saída.

Design Thinking além de soluções para empresa desenvolve pessoas, o desempenho é algo cobrado todos os dias, usando os próprios aspectos do comportamento humano para convertê-los em benefícios e oportunidades de mercado para sua empresa.

Assista o vídeo de Product Design Thinking (O vídeo é meio antigo mas é o que melhor representa o Design Thinking)

Principais contribuições se referem a:

• Ao modo como é abordado o problema, por meio do levantamento das questões-chave que guiarão o processo de criação de oportunidades desejáveis ao consumidor;

• Ao modo que um designer pensa, por meio da criação de hipóteses e utilização do conhecimento para desenvolver soluções;

• À busca contínua por soluções específicas, sempre focadas no consumidor;

• À rápida prototipagem e materialização da solução desenhada, de modo a criar muitas oportunidades e selecionar aquelas de maior impacto.

Dica de Leitura

Livro design Thinking
O Livro Design Thinking – Uma Metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias, escrito por: Tim Brown – CEO da IDEO , é uma ótima dica de leitura para aqueles que estão iniciando os estudos do Design moderno.

Onde comprar ? Acesse o link

Vale a leitura =) !

“Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona”. Steve Jobs

Sobre o autor

Alana Rosa

Alana Rosa

Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.

Deixe seu comentário

treze + 14 =