No mundo de tecnologia, design, ux, e arquitetura de informação, muito se fala em Flat Design, mas você sabe o que é? de onde vem?
Se você não sabe a resposta vou tentar resumi-la em alguns parágrafos, pois a história é bemmmmm longa.
O conceito Flat Design
É fato que hoje vivemos em um mundo repleto de poluição visual, e isso tudo devido as estratégias desesperadas que as empresas acharam para chamar atenção de seus possíveis clientes. E digo isso em todos os lugares, tanto na internet como fora dela, são vários anúncios e sites coloridos, piscando e querendo chamar atenção dos olhos do seu público.
Pensando nisso o Flat Design que significa “Design Plano” surgiu. A principal característica do design “flat” é ser clean, sem muitos efeitos e tudo que possa poluir e causar interferência visual. (O Flat pode ser aplicado em qualquer layout).
É isso mesmo, o famoso “MENOS é MAIS” nos dias de hoje. A simplicidade se tornou uma evolução no design visual, que vem se modernizado com a simplificação de informações e elementos estéticos.
Todo aquele conceito antigo onde ter uma interface atraente é necessário ter milhares de layers de efeitos e degradê estão acabando, pois o Flat Design é exatamente o contrário disso.
Quando você reduz o seu layout ao essencial, você valoriza o conteúdo, criando uma interface mais atraente e sofisticada.
Ou seja…
A ideia do Flat é não utilizar elementos que simulem a tridimensionalidade nas interfaces, mantendo SEMPRE a simplicidade e privilegiando a informação. Com isso, os elementos se tornam mais minimalistas, com cores chapadas e bons contrastes.
O Flat é uma tendência ?
Dããããããã!!!! ;p , SIM, É claro que é uma tendência! O Flat já vem sendo trabalhado por várias empresas a anos, porém somente com a popularização do termo “usabilidade” de Jakob Nielsen, o design centrado no usuário tem se tornando um grande diferencial para as empresas, isso tudo devido a pesquisas e estudos baseados em resultados.
Um FIM a poluição visual !! \o/ \o/ \o/ \o/
Outro fator que influenciou essa tendência e deu um BOOM , foi o lançamento do novo Windows. (vídeo do novo design do Windows 8)
O Google também aderiu ao flat (veja a mudança no logo):
Okay! Mas como convencer meu cliente?
Algumas pessoas acham que elementos simples e minimalistas fazem o layout ficarem pobres, assim, vários designers acabam criando infinitos efeitos, cores e imagens para “encher” os olhos de seus clientes.
O que você precisa fazer é simplesmente mostrar que o sucesso do projeto são os resultados! Não adianta deixar um carnaval no layout, escondendo as informações e fazer com que seu cliente em potencial tenha que ficar procurando as informações, causando até uma má impressão e uma certa frustração. 🙁
Tudo parece fácil como parece?
NÃOOOOOOO! O design Flat baseado em usabilidade não é fácil e exige um estudo atencioso das informações, cores, tipografia e elementos visuais.
Alguma dúvida sobre Flat design? Caso tenham alguma dúvida, comentem nos campos abaixo 🙂