Quando é a hora de renovar o meu site?

09.02.2017

Se você está lendo esse artigo provavelmente deve estar com dúvida se esse é o momento de investir em uma renovação.

Pois bem, neste artigo vou te ajudar a tomar esta decisão de uma forma imparcial, digo isso porque você pode estar pensando:

“É claro que este artigo vai me induzir a renovar meu site, a agência presta esse tipo de serviço.”

Sim, nós desenvolvemos este serviço, mas para quem acompanha os nossos artigos sabe que sempre fomos muito imparciais em tomadas de decisões.

O nosso objetivo aqui é e sempre foi ajudar empreendedores a obterem resultados com o a internet.

Ok, chega de conversa e vamos ao que interessa.

Por que renovar o meu site?

Antes de eu fazer algumas perguntas para poder te ajudar, é importante você ter em mente que para redesenhar o novo site você precisa saber: quais são as suas prioridades, seus objetivos, e qual o problema o redesign pode resolver?

Também estou pressupondo que o seu site já seja responsivo (se adequam à dispositivos móveis), caso contrário você não precisa de mais nenhum outro motivo para continuar com esse site.
É necessário renovar!

Motivos:
Hoje todo mundo está conectado através de um celular não é? Você tem um não tem? Estudo feito pela Anatel indica que o Brasil terminou dezembro de 2016 com 244,1 milhões de celulares e densidade de 118,04 cel/100 hab.

Outro fator importante é o SEO: Buscadores posicionam melhor sites responsivos em buscas feitas através de dispositivos móveis. Além de melhorar a experiência do usuário dentro do seu site (não precisa ficar dando zoom, sem dificuldade para clicar, ler o conteúdo entre outros).

O seu site é apenas um cartão de visitas online?

Não pense em design apenas em estética ou ego, pense como um sistema, algo que te ajude em suas funcionalidades diárias, que venda, exponha e acelere a tomada de decisão do seu público em adquirir o seu produto/serviço.

É fácil de manter? atualizar?

Há quanto tempo você não atualiza seu site?

Isso é mais normal do que parece, você fica focado demais em seus produtos/serviços, vendas, leads e quando se da conta, alguns anos se passaram. Mas saiba que isso é ruim para o seu site, hora de dar valor para tal.

Se você quer mudar, um redesign é uma ótima saída, você precisa de um gás e mostrar para as pessoas que a sua empresa ainda está na ativa, e que continua preocupada com as tendências do mercado.

Criou um novo produto/serviço? Redesenhou sua logo?

Um lançamento de um novo produto/serviço ou mudança de direcionamento/público podem ser bons motivos para uma mudança também acontecer no seu site.

Abaixo um breve Checklist para realizar, entenda se vale a pena ou não o redesign do seu site:

Quando você tem o produto certo para o público errado
[  ] Clientes já existentes adoram o produto, mas o novo não;
[  ] Clientes de todos os canais menos do site;
[  ] As pessoas se referem a você como um bom produto com um péssimo site;

Precisa se destacar do seu concorrente

Para quem está começando seguir os líderes do mercado pode ser uma boa ideia, e mostrar ao seu público que a sua empresa possui produtos/serviços tão sérios quantos os campeões de vendas.

Porém, se a sua empresa já possui tempo no mercado e precisa mostrar para os seus clientes que continua crescendo e se destacando dos concorrentes, o redesign também é válido.

E quando não se deve renovar o site?

– “Um amigo meu não gosta do design do site”
– “O site está performando bem, mas que tal se a gente mudasse ele um pouco?”
– “Não aguento mais olhar para o meu site”
– “Ah, mas meu concorrente lançou um site novo semana passada”

Tomem cuidado com o EGO e o “achismo”. Como disse lá em cima, lembrem-se sempre: quais são minhas prioridades? Quais meus objetivos? E principalmente qual meu real problema?

Espero que eu tenha te ajudado a tomar uma decisão. É a melhor hora para investir em uma renovação para o seu site ou não? Agora é com você!

Comente se tiver alguma dúvida, faça perguntas e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos!!

Abraços

Sobre o autor

1

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb. -- Insta: @maushinmi

Deixe seu comentário