Faça do Google uma persona do seu projeto SEO

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

30 | 08 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Trabalho com SEO (Search Engine Optimization) desde 2006, onde posicionar um site na primeira página do Google era relativamente fácil, bastava definir um bom H1, conteúdo exclusivo, palavras-chave, meta title, description e linkar o site em um socialbookmarks e pronto.

Porém ao longo dos anos o Google foi mudando e a regra do jogo também, desde então diversas outros critérios viraram relevantes, não vou citar todos pois são muitos e vocês poderão ler nos artigos antigos.

Hoje SEO é muito mais complexo, e para isso precisa ter um projeto muito bem estruturado, mas o buscador Google sempre deixou muito bem claro que o seu objetivo principal é: Trazer resultados relevantes para os seus USUÁRIOS.

Esse é o ponto que gostaria de chegar: USUÁRIOS

Assim como todo projeto de desenvolvimento de um site e SEO você precisa pensar na experiência do usuário, use em seu projeto de SEO o Google como uma PERSONA.

Sim, da mesma forma que o seu projeto tem Personas como: João, Maria, Carlos e outros que interagem com o seu site o Google também passa a ser como um deles. — Não sabe o que é Personas?

Os robôs indexadores do Google compartilham características com outros perfis de usuários (internet limitada, sem Javascript habilitado, não gosta de informar o email para “saber mais” e por aí vai), o que torna essa persona ainda mais interessante por também ajudar a cobrir outros usuários muitas vezes ignorados.

Assim como as pessoas o Google também muda com o TEMPO

Em todo projeto, sempre é bom revisitar suas personas de tempo a tempo. Com o Google não será diferente. Por exemplo: este ano, para o ranking de busca, os aspectos de mobile estão pesando cada vez mais e, assim, a performance mobile passa a ser um fator importantíssimo para essa sua persona.

E isso todo ano muda, portanto é importantíssimo ficar ligado, talvez o peso dessa importância ano que vem mude totalmente.

Talvez você esteja se perguntando: Como vou identificar as dificuldades do Google no meu site?

Simples, a grande vantagem que o Google nos dá é exatamente mostrar como ele está vendo o seu site, isso tudo através de ferramentas que podemos ter acesso gratuitamente, abaixo algumas:

Page Speed: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Performance Mobile: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/

Por isso é importante ter o Google como persona do seu projeto.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

dezenove − 4 =