O que é Persona?
Personas basicamente é a representação do seu cliente ideal. Criados a partir de dados reais sobre características de comportamentos, dados demográficos e outros. Serve para você fazer uma rápida análise para identificar características comuns entre seus potenciais clientes e assim personalizar a comunicação entre eles.
Como a criação de Personas pode me ajudar?
- Ajudar a criar estratégias de marketing para um publico focado
- Determinar qual será o conteúdo distribuído para conseguir resultados
- Não esquecer nenhum público
- Definir todos os estilos de conteúdos
- Entender onde buscam informações e como consomem.
Ótimo, como vamos criar nossa persona?
Para criar, precisamos descobrir:
- Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
- Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
- Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- Como podemos ajudá-la?
Abaixo o infográfico criado pelo VDB que irá ilustrar de forma fácil e prática os resultados de criar PERSONAS.
Existe um gerador de Personas gratuito, para acessar basta clicar aqui!
Sobre o autor
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
--
Insta: @maushinmi
Faça do Google uma persona do seu projeto SEO - Oxigenweb
30.08.2016
[…] Carlos e outros que interagem com o seu site o Google também passa a ser como um deles. — Não sabe o que é Personas? […]