Meu site está punido pelo Google?

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

19 | 12 | 2010
Tempo de leitura 2 min de leitura

Uma pergunta muito frequente de alguns proprietários e desenvolvedores de site é:

– O meu site foi punido pelo Google ou algo parecido? um tempo atrás estava bem posicionado em algumas palavras e de uma hora pra outra ele caiu ou passou a não aparecer mais nas buscas.

Punicao do Google?Claro, há alguns casos em que os desenvolvedores fazem alguns usos de técnicas Black Hat, ai sim o site pode ser punido (esse é um risco que você corre quando decide fazer SEO sem uma orientação profissional).
Porém em 90% dos casos o problema não é do Google ou dos buscadores, e sim o seu própio site, por isso antes de você achar que está punido pelos buscadores, analise os três fatores fundamentais que também fazem um site perder sua classificação (posição) no Google (sem a punição).

1) Seus concorrentes não ficam parados: Provavelmente estão investindo em SEO, e é obvio que isso faz com que você caia no seu posicionamento, pois na primeira existem apenas 10 sites, se algum novo entrou, alguém teve que sair não é? Porém quando disse que o concorrente está investindo em SEO não estou falando em dinheiro, e sim em qualidade. Pois SEO de qualidade é aquele que possui boas estratégias, estudo de concorrências e de palavras-chave.

2) Sua empresa ficou parada e não investe mais em SEO: Não é porque conquistou a primeira página do Google que acha que vai ficar ali para sempre, Otimização de Sites e o Webmarketing funcionam igual o Marketing tradicional, o investimento deve ser continuo. A internet nunca para, o seu site deve se adequar sempre as novas tecnologias, se o seu site fica parado, desatualizado você lentamente vai caindo nos buscadores, dando cada vez mais espaço para novos concorrentes.

3) Falta de Originalidade: muitos sites se baseiam em conteúdo de outro site, até ai tudo bem, porém o problema maior é quando o conteúdo todo é copiado. Lembre-se para o Google conteúdo é REI, o seu objetivo é trazer sempre os melhores resultados para os seus usuários, você acha que ele iria posicionar dois sites com conteúdos iguais na primeira página? BEHHH claro que não, o conteúdo do seu site deve ser original. Pois só assim o Google dará mais valor ao seu site.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

quatro + 5 =