O crescimento dos podcasts e como usar isso a favor da marca

17.11.2021

Vivemos em uma era digital. E o fato de estarmos constantemente conectados à Internet fez com que o ritmo em que recebemos informação mudasse, bem como as formas que consumimos conteúdo. Por esse motivo, os profissionais que produzem esse material precisaram se adaptar e transformar a maneira como entregam seu produto ao cliente final. 

Uma das ferramentas que surgiu desse cenário foi o podcasting, ou podcast como é popularmente conhecido. Durante o ano de 2019, houve uma propagação extravagante do podcast nacional, e, com o período de pandemia, o isolamento social parece ter estimulado o consumo de podcasts no Brasil além do previsto. 

Mas o que é Podcast?

Há quem defina como “programa de rádio pela Internet”. Podcast é realmente um conteúdo em áudio similar ao rádio, no entanto, esse material fica disponível para o ouvinte escutar no momento em que achar melhor. 

Normalmente, os podcasts possuem um tema específico e tem um público mais segmentado do que o do rádio.

Podcast e Marketing Digital: por que produzir um para minha marca?

Na perspectiva do marketing, o podcast pode trazer uma audiência cativa para sua marca ou empresa. Ao produzir conteúdo relevante, é possível também humanizar a marca e fortalecer a identificação com o público. 

O crescimento no interesse por podcasts, inclusive, não passou despercebido pelas grandes empresas. Marcas como Natura, Heineken, Bradesco, Mastercard, são alguns dos grandes nomes que passaram a produzir seus próprios conteúdos em áudio ou a patrocinar podcasts que falem sobre temas de interesse do seu público. 

Veja porquê ficar de olho na ferramenta:

1. É um veículo bastante segmentado

Os podcasts são especializados em uma temática, consequentemente atingindo nichos específicos. 

2. Permite uma conexão constante

São publicados com periodicidade, podendo ser diários, semanais ou mensais. Assim, apresenta constância e excelente forma de comunicação com seu público-alvo, criando uma conexão entre a marca e o ouvinte.

3. Transmite credibilidade com a voz

Ao contrário de meios de marketing de conteúdo que se fundamentam em imagens e textos, a voz consegue transmitir informações implícitas através do tom, como credibilidade e confiança, enriquecendo o conteúdo transmitido.

4. Permite flexibilidade e adaptação à rotina

O indivíduo pode interagir com seu conteúdo apenas quando está disposto. Quem não possui tempo para assistir um vídeo, por exemplo, pode ouvir podcast enquanto realiza outras atividades, como ir à academia ou utilizar o transporte público.

Como produzir um podcast atrativo

1- Planejamento é fundamental: pense bem desde o nome do podcast, até a definição das datas e locais das gravações, bem como os dias em que os episódios serão disponibilizados. Definir a periodicidade e manter a constância é muito importante.

2- Invista em conteúdo: busque assuntos atraentes, faça bons roteiros, procure convidados que entendam bastante sobre o tema e acima de tudo: agregue conhecimento. 

3- Utilize equipamentos adequados: tenha um local com o devido isolamento acústico ou ao menos silêncio para suas gravações. Procure também contar com bons equipamentos de captação, gravação, além de ferramentas de edição.
4- Procure uma boa plataforma para hospedagem: escolha onde seu podcast será disponibilizado. Plataformas como SoundCloud, Spotify e Deezer tornaram a vida dos produtores de conteúdo muito mais fácil.

Sobre o autor

1

Isabelle Garcia

Jornalista por formação, publicitária por amor e viajante nas horas vagas.

Deixe seu comentário