Para responder o que é persona no Marketing Digital, é necessário que você entenda o que é persona, o que é Marketing e o que é Marketing Digital. Parece bobagem, mas tem muita gente que tem uma definição errada desses temas.
Mas relaxa, que aqui no Blog da Oxigenweb você tira essa e outras dúvidas!
O que é persona?
Persona é a representação científica de um cliente ideal de uma empresa. Ela é criada a partir de dados demográficos, psicológicos e comportamentais, e ajuda a entender melhor como o público-alvo vai receber a mensagem do emissor (a empresa).
Itens importantes de uma persona:
- Nome;
- Idade;
- Renda;
- Profissão;
- Hobbies;
- Trabalho;
- Padrão de consumo;
- Estado civil;
- Filhos.
Você pode até pensar que persona é a mesma coisa que público-alvo, mas não. Persona é realmente um personagem, já público-alvo é mais abrangente, apenas como um norte genérico.
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que englobam o universo digital para aplicar estratégias de Marketing. Algumas estratégias incluem redes sociais, SEO, desenvolvimento e criação de sites, Google ADS, Google Display e YouTube.
Essa estratégia permite que a empresa alcance clientes de forma personalizada e com métricas mais palpáveis, comparados à Mídia Tradicional. Mas é sempre importante deixar claro que o Marketing Digital não substitui o OFF – cada um tem uma forma de atingir o público.
Função da persona no Marketing Digital
Se você não sabe para quem quer enviar uma mensagem, é impossível transmitir de forma clara. Aliás, até é possível, desde que você trabalhe numa pegada genérica e sem humanização.
Para construir uma relação intimista e verdadeira com o seu público, é necessário conhecer detalhadamente o que ele faz, como e por quê. Dessa forma, é possível interagir e consequentemente vender.
Sem persona, não existe venda. Mas não basta entender o que são personas, é necessário criá-las e utilizá-las no dia a dia, pensando como elas se comportam em relação a determinado conteúdo.
Diferenças entre persona e arquétipo
Esse é polêmico! Se existe confusão na definição de o que é persona, imagina só quando se fala em o que são arquétipos. O pessoal confunde mais ainda. Mas vamos lá!
Arquétipo é uma imagem ou símbolo que representa um padrão recorrente. Eles são comuns em todas as culturas e são utilizados como identidade de marca. A partir dos 12 arquétipos de Jung, é possível criar um padrão de personalidade de uma marca, estabelecendo o arquétipo principal e o secundário.
Na prática, o arquétipo é o emissor e a persona é o receptor.
Sacou a diferença?