O que é persona no Marketing Digital?  

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

28 | 02 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

Para responder o que é persona no Marketing Digital, é necessário que você entenda o que é persona, o que é Marketing e o que é Marketing Digital. Parece bobagem, mas tem muita gente que tem uma definição errada desses temas.

Mas relaxa, que aqui no Blog da Oxigenweb você tira essa e outras dúvidas! 

O que é persona?

Persona é a representação científica de um cliente ideal de uma empresa. Ela é criada a partir de dados demográficos, psicológicos e comportamentais, e ajuda a entender melhor como o público-alvo vai receber a mensagem do emissor (a empresa).

Itens importantes de uma persona:

  • Nome;
  • Idade;
  • Renda;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Trabalho;
  • Padrão de consumo;
  • Estado civil;
  • Filhos.

Você pode até pensar que persona é a mesma coisa que público-alvo, mas não. Persona é realmente um personagem, já público-alvo é mais abrangente, apenas como um norte genérico. 

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que englobam o universo digital para aplicar estratégias de Marketing. Algumas estratégias incluem redes sociais, SEO, desenvolvimento e criação de sites, Google ADS, Google Display e YouTube. 

Essa estratégia permite que a empresa alcance clientes de forma personalizada e com métricas mais palpáveis, comparados à Mídia Tradicional. Mas é sempre importante deixar claro que o Marketing Digital não substitui o OFF – cada um tem uma forma de atingir o público. 

Função da persona no Marketing Digital

Se você não sabe para quem quer enviar uma mensagem, é impossível transmitir de forma clara. Aliás, até é possível, desde que você trabalhe numa pegada genérica e sem humanização.

Para construir uma relação intimista e verdadeira com o seu público, é necessário conhecer detalhadamente o que ele faz, como e por quê. Dessa forma, é possível interagir e consequentemente vender.

Sem persona, não existe venda. Mas não basta entender o que são personas, é necessário criá-las e utilizá-las no dia a dia, pensando como elas se comportam em relação a determinado conteúdo. 

Diferenças entre persona e arquétipo

Esse é polêmico! Se existe confusão na definição de o que é persona, imagina só quando se fala em o que são arquétipos. O pessoal confunde mais ainda. Mas vamos lá! 

Arquétipo é uma imagem ou símbolo que representa um padrão recorrente. Eles são comuns em todas as culturas e são utilizados como identidade de marca. A partir dos 12 arquétipos de Jung, é possível criar um padrão de personalidade de uma marca, estabelecendo o arquétipo principal e o secundário.

Na prática, o arquétipo é o emissor e a persona é o receptor.

Sacou a diferença?

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

Deixe seu comentário

sete − 2 =