Por que o SEO está cada vez mais difícil?

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

16 | 12 | 2014
Tempo de leitura 2 min de leitura

Se você se pergunta: Por que o SEO está cada vez mais difícil? Esse artigo é para você, leia com atenção:

Há cerca de seis anos SEO era um segredo guardado a sete chaves, mas na verdade era muito mais simples do que hoje, isso por vários motivos:

O primeiro é que não existiam tantos sites como atualmente e aqueles que existiam estavam lá e não faziam ideia do que era SEO.

O segundo é que quase não se ouvia falar e eram escassos profissionais de SEO, diferente de hoje que qualquer um se intitula “Profissional de SEO”, você pode perceber isso observando as empresas de Web, todas elas dizem fazer Otimização de sites.

O terceiro motivo é que os algoritmos de busca do Google ainda estavam crus se comparados aos dias de hoje.

Ler as recomendações e desenvolver uma boa arquitetura, depois fazer os sociais bookmarks ou troca de links e pronto! Sua página era indexada em minutos e bem posicionada! Atualmente isso já não é tão eficaz.

A questão é que ao decorrer do tempo às pessoas descobriram o que fazer para Otimizar os Sites e começaram a movimentar a web.

O Google percebeu que as empresas estavam fazendo sites apenas para os Crawlers, robôs do Google que identificam as buscas, e esqueciam de avaliar se o conteúdo do site era relevante ou não para o consumidor.

Então surgiram os famosos Black Hat, Link Farms, e outras técnicas que interferiam no mecanismo de busca, utilizadas pelas empresas para aumentar a visibilidade de seus sites, hoje a utilização dessas técnicas tem penalidade, essa medida foi tomada porque tais técnicas citadas causavam péssima experiência aos usuários.

Por conta disso o algoritmo do Google continua passando por mudanças pelo menos duas vezes por ano com alterações que têm como foco: “Usuário e conteúdo”.

Então esqueça todas aquelas técnicas mirabolantes de antigamente e se preocupe em uma boa arquitetura de site para o seu consumidor e uma boa produção de conteúdo. Um site clean, agradável e que se adeque a qualquer dispositivo hoje é um diferencial.

SEO

As dúvidas mais frequentes sobre o tema:

Dificuldades em otimizar meu site

O que é otimização de sites – SEO?

Como otimizar meu site?

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

dezoito − um =