Qual o cenário do Marketing Digital em 2022?

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

02 | 03 | 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

O mundo é um eterno ciclo. Antes de começar a escrever este artigo com o nome “Qual o cenário do Marketing Digital em 2022?”, me veio à cabeça como comecei a minha caminhada no Marketing Digital até chegar à Oxigenweb e neste artigo.

O meu primeiro contato com Marketing Online foi com SEO, assim como as estratégias utilizadas neste artigo, que começam pelas palavras-chave, passam por linkabilidade, subtítulos e por aí vai. 

O interessante do SEO é que faz um bom tempo que é utilizado e ainda dá bons frutos, assim como trabalhar com as mídias sociais tradicionais, como o Facebook e Instagram. Mas, além disso, é necessário ficar antenado nas novidades das redes sociais, como o TikTok e Pinterest, que cresceram muito em 2021 e estão pedindo passagem em 2022.  E não poderíamos esquecer dos infoprodutos

Infoprodutos – chegou a hora de ficar rico?!

https://www.youtube.com/watch?v=apXlPnQbbtk

Quem nunca sonhou em ficar rico com o que é especialista e virar um digital influencer? Parece simples a ideia de criar um e-book e vender no Hotmart ou criar um curso bem detalhado e bombar na Domestika. Mas vou contar um segredinho: não é bem assim. 

Se você for uma personalidade bem conhecida do meio e criar um curso, por exemplo: Padre Fábio de Melo resolve criar um curso na Hotmart sobre como usar a fé para superar a depressão. Com alguns stories e posts orgânicos no Instagram sem investimento em patrocinados nem Google ADS, o curso iria bombar (COM CERTEZA). Fábio de Melo é especialista na fé e, além disso, ele tem um público-alvo definido.

Agora se eu produzisse o mesmo curso, não conseguiria chegar perto do resultado – porque não sou autoridade no assunto e não tenho público. Digo mais, não conseguiria vender um curso de Redação Publicitária, mesmo atuando no ramo há um bom tempo. Isso acontece porque eu (Reinaldo) nunca trabalhei na minha marca de forma constante. 

Então, os infoprodutos são excelentes alternativas e uma tendência do marketing digital, mas antes de gerar receita é necessário investir no Branding da Marca

Tá na hora de investir no TikTok?

SIM! Mas antes disso, é necessário pensar que o TikTok é mais uma ferramenta e não deve ser utilizado sem planejamento e estratégia de Marketing Digital

Mantenha sempre a postura e lembre-se que a sua marca precisa ser respeitada e viralizar não é mais importante que construir um branding de sucesso.  

E o tal do Pinterest?

O Pinterest é uma rede social de tendências. É interessante estar no meio se você quer fortalecer o Branding da marca, se trabalhar com e-commerce ou conseguir atender todo o país.

Ele não é indicado para empresas locais, por exemplo. Já que dificilmente você conseguirá atender clientes de fora. O mesmo acontece com o TikTok e até com o reels.

Lembre-se: viralizar não é o mesmo de encontrar o seu público-alvo. 

Precisamos falar sobre SEO e GOOGLE ADS

Quando comecei a trabalhar com SEO em 2011, era tudo muito novo. Em 2012, 2013, a onda explodiu e foi perdendo força com o passar dos anos. Hoje em dia, apenas agências especializadas trabalham com SEO, com raras exceções.

A falta de utilização de artigos especializados faz com que seja mais fácil alcançar o topo da cadeia, sem precisar monetizar. MAAAAAAS se a sua vontade é de estar no topo quanto antes, aí entra o Google Ads.

Imagine o cenário: você tem uma pizzaria no seu bairro e quer estar com o número e cardápio na primeira pesquisa do Google. Com um valor X por mês (e você pode se surpreender com o investimento, que muitas vezes é baixo), você estará em primeiro lugar.

A taxa de conversão do Google ADS é muito alta. Aliada com o SEO, essa estratégia de Marketing Digital de subir no Google é muito interessante. 

Invista em Agência de Marketing Digital

Para obter os melhores resultados, é essencial investir em uma agência de Marketing Digital. Em uma agência, você encontra diversos profissionais aptos para entregar um trabalho personalizado.

A Oxigenweb é uma agência digital em SP com matriz em Presidente Prudente e oferece as melhores soluções de forma criativa e inovadora. 

Já trabalhamos no lançamento da Cabaré do Leonardo, com a Caloi, Askov e diversas outras empresas de alto calibre.  Dá uma olhadinha nos nossos cases e veja um pouco dos jobs realizados. 
Vamos mostrar a você qual o cenário do marketing digital em 2022 e como transformar a tendência em excelentes resultados.

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

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