Seu e-commerce vende? A Realidade das lojas virtuais

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

28 | 06 | 2016
Tempo de leitura 3 min de leitura

Diariamente recebemos na agência diversos e-mails e ligações solicitando orçamento para desenvolvimento de e-commerce (loja virtual). Esse aumento de procura a todo ano é devido a alguns dados como: aumento de venda na internet, custo x benefício em relação a loja física, popularização da internet entre outros.

Porém, poucos sabem da dificuldade de se ter uma loja de sucesso (lucros), isso porque são mal instruídos sobre o mercado online e simplesmente acham que colocando os seus produtos online, em um passo de mágica já vão começar a vender.

É verdade que com a internet você tem infinitas possibilidades, porém não é fácil de fato.

Assim como você tem a possibilidade de vender para todo o mundo, você também tem concorrência em todo mundo. Se você não investir em Marketing é como você estivesse abrindo uma loja em uma estrada de terra com difícil acesso, e se seu site não for bem estruturado e organizado é como se essa estrada de terra estivesse cheia de lama dificultando ainda mais o acesso, e provavelmente atolando os seus possíveis clientes no caminho das vendas.

Portanto o meu objetivo aqui não é ser pessimista e dizer que não é possível ter sucesso online.

Eu como empresário me sinto no dever de ser realista e mostrar que o caminho para vender na internet não é fácil, mas que é possível com esforço, dedicação, foco e investimentos.

Então, trouxe algumas dicas separadas em duas partes:

Para quem está pensando em abrir uma loja virtual (e-commerce)

80% do mercado online já é dominado por dois grandes canais: B2W (Submarino, Americana e outros) e CNOVA (Extra, pontofrio e outros), os outros 20% são distribuídos nos milhares e-commerces por ai.

Portanto, antes de abrir um negócio online confira os pontos abaixos:

  • Muitas lojas virtuais vendem os seus produtos?
  • O seu preço é competitivo?
  • É fácil para transportar?
  • Vai ter pelo menos um funcionário disponível para cuidar do site?

Se existem milhares de sites que vendem os mesmos produtos que você, e caso não tenha um preço competitivo, será necessário que tenha um grande diferencial para atrair as pessoas para sua loja. Caso contrário meu amigo, a chance de dar errado é grande.

Hoje a internet possibilita aos consumidores  realizar pesquisas por preços de forma muito rápida e eficiente. Os consumidores não são “leigos” como antigamente, portanto você terá que ter um bom preço, ótimas condições de pagamento ou um diferencial bacana para fazer com que as pessoas comprem em seu site.

Caso tenha um diferencial bacana ou preço competitivo, você terá que se preocupar com o Marketing.

Como as pessoas vão chegar em seu site? Seus produtos/serviços?

Caso você já tenha um e-commerce

No brasil milhares de lojas virtuais vão para o ar, mas apenas uma pequena quantidade consegue lucrar.

Então vamos pensar porque o seu negócio não alavanca?

  • O seu produto é comum e o seu preço é competitivo?
  • Seu site tem quantas visitas por mês?
  • Você investe em marketing?
  • Faz promoções (cupons, queda de preços, condições de pagamento)?
  • Fez pesquisa de mercado?

Se todas as respostas acima forem SIM, vamos analisar então o seu site:

  • Seu site é responsivo?
  • Fez testes de UX e UI?
  • Está atraente e mostra credibilidade?
  • Quanto é a sua conversão? Numero de visitas em relação ao número de vendas
  • É atualizado?
  • Já tentou vender em outros canais? (Marketplace)

Se também forem SIM as respostas acima, me passa o link do seu site, pois estou curioso para conhecer, envie por favor no meu >> E-mail Clique aqui <<

É importante lembrar que não existe receita do bolo para sucesso, e sim conhecer e identificar muito bem o seu público, para que assim você consiga bons resultados tendo uma comunicação certeira com eles.

Mas não se preocupe, isso leva tempo, por isso sua campanha de marketing precisa ser muito bem estruturada, para conhecer o seu publico-alvo, gerar leads e consequentemente mais vendas para a sua loja virtual.

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

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Comentários

Tatiana
Que interessante. Enviei email! Gostaria muito de receber sua analise
Roberto Zipperer
Muito boa sua abordagem, falou a realidade sem esconder nada.
Mauricio Shinmi
Obrigado Roberto, Essa é uma realidade em nosso país! Abraços,
Como vender no Marktplace? E-commerce - Oxigenweb
[…] eu já disse no artigo: Seu e-commerce vende?, apesar do crescimento de lojas virtuais no Brasil, poucas possuem realmente lucros com as vendas […]
Sampaio
Te enviei, quanto tempo demora mais ou menos para passar o feedback?! Obrigadaa e em aguardo!
Mauricio Shinmi
Boa tarde Sampaio, Recebi alguns aqui e comecei a analisar já, porém ando meio corrido mas prometo mandar o quanto antes. Obrigado!
Marcelo
Olá Mauricio, Enviei pra você para analisar o meu site, muito lega a sua iniciativa. E a realidade no Brasil é exatamente como descrito no seu artigo. Muito bom ??
Mauricio Shinmi
Marcelo, Recebi o seu e-mail, vou analisar criteriosamente e em breve entrarei em contato! Obrigado e espero ajudar a empresários a terem sucesso na internet. Abraço's